A Iveco é a primeira montadora instalada no Brasil a lançar um chassi cabine com transmissão automática. Trata-se a Daily 35-180 Hi-Matic com caixa de 8 velocidades que estará a venda a partir de dezembro em toda a rede de concessionárias da marca. O novo veículo atende o segmento de até 3,5 toneladas de PBT https://www.iveco.com/brasil/
O modelo é equipado com motor Iveco FPT F1C de 2.998cm³ e potência máxima de 180 cv @ (3.500 rpm). O torque máximo é 430Nm @ 1.600 – 2.900 rpm (1.500 a 2.400 rpm faixa verde de consumo). A Daily 35-180 Hi-Matic pode ser conduzida por motoristas com CNH categoria B.
Marcus Souza, Diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, reforçou que o lançamento mostra a crença da montadora no mercado brasileiro. Ele reforça que a Daily 35-180 chassi-cabine é o primeiro veículo dessa categoria no mercado brasileiro a disponibilizar transmissão automática.
Diferentes modos de condução
A transmissão automática da Daily 35-180 Hi-Matic é a ZF 8HP de oito velocidades. Essa caixa oferece diferentes opções de condução, além do modo padrão quando o veículo é ligado. A Eco, por exemplo, proporciona o melhor consumo de combustível e o Power, por sua vez, é ideal em situações que é preciso mais potência, como em ladeiras ou ultrapassagens. Por fim, o modo Manual atende caso o motorista queira ele mesmo realizar as trocas de marchas.
Para essas situações de uso da opção Manual, vale acrescentar que a posição da alavanca de marchas facilita o trabalho do condutor e valoriza a ergonomia da cabine
A caixa 8HP é produzida pela ZF na Europa e conta com funções kick Down e Creep Mode (útil para manobras de entrada em docas, vagas ou balizas, pois permite que o veículo se movimente lentamente). No mais, essa transmissão é dimensionada para equipar veículos comerciais de 3,5 a 7 toneladas de PBT.
Marcus Souza acrescentou que o desenvolvimento da Daily Hi-Matic durou dois anos. Ele disse que durante esse período foram rodados 500 mil quilômetros, sendo 80% em vias urbanas e 20% em percursos rodoviários. O foco principal do trabalho foi calibragem da transmissão com o motor e a obtenção de um ponto de equilíbrio entre desempenho e consumo.
Carlos Tavares, Diretor Comercial da Iveco, destaca que há 10 anos a Iveco se mantém à frente no Brasil nas vendas de chassi-cabine. Conforme afirmou, esse produto deteve 23% de participação em 2022 e 36,2% este ano. “Somos líderes em chassi-cabine e queremos nos manter na liderança”, ressalta.
Disse ainda que a transmissão automática será extendida a outras versões da família Daily, ainda sem datas definidas, pois os próximos lançamentos dependerão do comportamento do mercado a partir de 2024. Tavares também relatou que a maioria dos clientes do chassi-cabine (80%) são profissionais autônomos, MEIs, pessoas físicas ou CNPJ com até dois veículos na frota.
Lembrou ainda que a Daily Hi-Matic sai de fábrica com a plataforma de conectividade I Nexpro Connect com um ano de gratuidade para o cliente experimentar os benefícios dessa ferramenta de gestão de frota capaz de aumentar a produtividade do veículo.
A plataforma Nexpro Connect disponibiliza um conjunto de funções para o controle do veículo, entre elas a velocidade, localização, consumo em tempo real, intervalos de manutenção, controle remoto, monitoramento e geração de relatórios bem como várias outras funções.
Versão automática custa 7,5% a mais que a manual
Conforme foi divulgado pela Iveco, a Daily 35-180 Hi-Matic tem o preço em cerca de 7,5% maior que a versão manual. Isso significa o preço entre R$ 300 e R$ 310 mil reais, dependendo da versão, a Comfort ou Tech, a mais completa. Essa, por sua vez, tem também como itens de fábrica porta-objetos no teto, grade frontal cromada, kit multimidia e sensor de chuva.
“A Iveco segue acreditando no Brasil, e a Daily Hi-Matic faz parte do investimento da Iveco de 1 bilhão de reais para o período de 2021 a 2025. Trata-se de um produto desenvolvido e preparado para o País” disse.
Impressões ao dirigir o Daily 35-180 Hi-Matic
A Iveco não exagera quando diz que a condução da Daily Hi-Matic se assemelha à de um carro de passeio. Vários elementos presentes no veículo e apresentados durante o percurso contribuem para essa comparação. Além do motor entregar potência de sobra para um veículo desse porte, com retomadas rápidas e trocas de marchas imperceptíveis.
A semelhança fica ainda mais próxima com o diâmetro, pega e leveza do volante, além da ausência do ruído do motor diesel. Dado ao desempenho do trem de força e a facilidade de condução, quem dirige para conhecer o lançamento e não está acostumado a rotina do trânsito na condução de um veículo comercial, tem de estar muito atento para não se esquecer de que está na direção de um pequeno caminhão equipado com baú de carga de 3,5PBT.