Com um vasto portfólio de miniaturas construídas, que inclui máquinas e robôs, o jovem Joakim Jidbacken, de 17 anos, foi o primeiro a montar a nova geração de caminhões Scania usando as pecinhas de um dos jogos mais conhecidos do mundo: o Lego.
Integrante da associação AFOL (Adultos fãs de Lego, em português), Jidbacken apenas pode utilizar peças originais e peças sem modificações. O jovem afirma que alguns se utilizam de peças externas, o que configura fraude, segundo as regras da associação, mas que em seus projetos, 100% dos tijolinhos da marca são usados.
O projeto é o segundo Scania construído pelo jovem, já que um modelo R 620 foi montado por ele há algum tempo. Para construir os caminhões, no entanto, Jidbacken afirma que é preciso certo conhecimento sobre caminhões, o que ele adquiriu por ser estudante do Colégio Scania, que é anexo a matrix da marca, em Södertälje, Suécia; onde realiza também alguns estágios a respeito do tema.
O projeto da nova geração dos modelos do Grifo consumiu 1.657 peças de Lego, três meses de montagem e a encomenda de muitas peças junto à empresamLego para ser finalizado.