O maior desafio para os construtores de carroceria de ônibus tem sido melhorar a aerodinâmica, para reduzir o consumo de combustível e as emissões, e a estética dos modelos sem prejudicar o espaço interno e o conforto dos passageiros. Na Europa, a Iveco Bus conseguiu uma economia de até 7% no consumo de diesel com o novo modelo Magelys, que, além de melhorias aerodinâmicas, traz novidades no motor e na transmissão.
Segundo a Iveco Bus, esses 7% de redução foram alcançados com a soma das melhorias e podem representar uma economia de até 20 000 euros (equivalente a R$ 77 440) em três nos nos custos operacionais de uma empresa de transporte de passageiros. Essa redução levou em consideração uma comparação com a geração anterior do Magelys e uma velocidade constante de 100 km/h.
Porém, esse ganho não foi obtido apenas com melhorias na aerodinâmica, mas também com a mudança do motor Cursor 9 Euro 5 pelo Cursor 9 Euro IV que utiliza uma tecnologia exclusiva de redução catalítica da marca patenteada como HI-SCR pela FPT Industrial, fabricante de motores comerciais a diesel do Grupo CNH Industrial, do qual a Iveco também faz parte. A estreia do sistema HI-SCR foi no caminhão extrapesado Iveco Hi-Way. Outra melhoria apontada no novo Magelys pela engenharia da Iveco Bus é uma transmissão aprimorada para atender múltiplas relações de eixo traseiro disponíveis.
Avanços aerodinâmicos
A partir de testes no túnel de vento, a engenharia de carroceria redefiniu as colunas do para-brisa, os suportes do espelho retrovisor e o formato dos cantos do para-choque dianteiro. Tudo foi feito para facilitar o fluxo de ar no veículo.
As duas versões do Magelys
Esse modelo é oferecido em duas versões no mercado Europeu: o Line, para médias distâncias, e o Pro, para longas distâncias nacionais e internacionais. Para o conforto dos passageiros, o Magelys sai de fábrica com plataforma de elevação para os passageiros com mobilidade reduzida, conexão Wi-Fi, várias tomadas elétricas de 220 V e USB para recarga de aparelhos eletrônicos e digitais, além de três monitores de LCD.
Quanto à tecnologia de segurança, o Iveco Magelys sai de fábrica com os principais sistemas de segurança disponíveis para caminhões e ônibus. Além de freios ABS, único equipamento de segurança também obrigatório no Brasil, o modelo da marca italiana conta com ASR, que é um sistema antiderrapante que otimiza a tração e a aderência em aceleração, com EBS (Sistema Eletrônica de Frenagem) que reduz as distâncias de frenagem e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade).
Opcionalmente, o modelo pode ser equipado com ACC (Controle de Velocidade Adaptativo), que utiliza tecnologia de radar para manter uma distância segura do veículo que vai à frente e que aciona automaticamente os freios de serviço e retarder caso o haja uma redução súbita do veículo à frente. O ACC será equipamento obrigatória em toda a Comunidade europeia a partir de 2017, e deixará de ser opcional para ser item de série. Outro opcional é o Lane, que usa detector das faixas das rodoviais e provoca uma vibração na cabine do condutor caso ele não tenha sinalizado por meio de seta que pretende mudar de faixa. Na ausência da seta, o sistema entende que o motorista está faltando com a atenção na condução ou está sonolento.
Vale lembrar que, o Magelys, da Iveco Bus, foi agraciado, recentemente, com o prêmio “Bus of the Year 2016”, durante o evento Coach Euro Test, Plovdiv, na Bulgária. Para conquistar a premiação, o modelo foi avaliado por um júri composto por 22 jornalistas, de veículos especializados na Europa.