Pouco mais de um ano da formação da holding Volkswagen Trucks & Bus, em Hannover, durante a IAA houve a coletiva à imprensa para falar do novo grupo formado pelas marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus (brasileira) e Volkswagen Veículos Comerciais (leves).
A holding ainda comprou, recentemente, 16,6% das ações do grupo americano Navistar, dono das marcas International Caminhões, motores Navistar MWM (no Brasil), entre outras de motores, ônibus e caminhões de defesa. O grupo VW forma uma joint-venture com a Navistar, e dessa sinergia novos projetos serão anunciados futuramente.
Na feira, os destaques foram o lançamento de uma linha de comerciais leves com a marca MAN. Composta por furgão de carga, van de passageiros e chassi-cabine, a nova linha TGE tem o Volkswagen Crafter como base. Ela terá motores entre 102 cv e 177 cv e capacidade de carga entre 3 t e 5,5 t. Outro destaque da MAN foi o seu novo topo de linha da marca, o TGX 18.640, com motor de 640 cv.
A marca Volkswagen Caminhões e Ônibus também foi destaque no estande da MAN, com apresentação de suas soluções energéticas para curto prazo, como VW Constellation 24.280 movido a GNV e o Volksbus 18.280 movido a biocombustível de cana-de-açúcar.
A MAN Latin America aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do VW Worker 17.230 6×2/4, um caminhão vocacional para o segmento de bedida. O modelo tem o chassi mais baixo para facilitar as entregas urbanas e conta com três eixos, sendo dois dianteiros direcionais e o traseiro de tração. O modelo é derivado do Worker 17.230 4×2 e pode levar 630 kg a mais de carga útil.