O novo MAN TGX é o “Caminhão Internacional do Ano 2021” (ITOY – International Truck of the Year). O Prêmio ITOY é o prêmio de maior prestígio no mercado de veículos comerciais. Em uma cerimônia virtual, Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck & Bus, recebeu o cobiçado prêmio do presidente da ITOY, Gianenrico Griffini.
O júri de 24 jornalistas especializados em representação das 24 revistas especializadas europeias em caminhões reconheceram o novo MAN TGX como sendo particularmente avançado em termos de conforto de condução, condições de trabalho e de vida, segurança, eficiência de combustível, conectividade, serviços inovadores e controlo do operador e visor filosofia.
“O título ‘International Truck of the Year’ é um grande reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por nossa equipe da MAN. Há mais de 5 anos, a equipe trabalha com um único objetivo: desenvolver o melhor caminhão para os motoristas e nossos clientes e colocá-lo na estrada. Este cobiçado prêmio só mostra: Conseguimos”, disse Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck & Bus, feliz, na cerimônia virtual de premiação.
Os membros do júri nomeados para o “Prêmio Internacional de Caminhão do Ano” (ITOY) tiveram a oportunidade de conhecer o novo MAN TGX de dentro para fora desde fevereiro de 2020. Além do conforto de direção, o local de trabalho do motorista com sua clareza instrumentos de exibição totalmente digitais dispostos, as funções de direção e multimídia de operação intuitiva incorporadas ao novo volante multifuncional generosamente ajustável e a função de controle de botão rotativo inovador e sem distrações do sistema MAN SmartSelect impressionaram o júri.
Os jurados da ITOY foram positivos sobre as condições de vida na nova cabine do motorista. Durante os testes de direção, eles também ficaram impressionados com a excelente eficiência do sistema de transmissão Euro 6d do novo MAN TGX, que oferece economia de combustível de até 8,2 por cento em comparação com a versão anterior, quando associada ao refinamento aerodinâmico do design da cabine e o sistema de controle de cruzeiro GPS MAN EfficientCruise, que agora exibe um grau ainda maior de expectativa.
O júri também destacou o alto nível de segurança, que, com funções como os sistemas de assistência para virar e mudança de faixa baseados em radar, assistência de retorno de faixa e direção assistida em engarrafamentos, não só tira a pressão do motorista, mas também contribui significativamente para a segurança de outros usuários da estrada.
Por último, mas não menos importante, o novo MAN TGX deixou uma impressão particularmente inovadora entre os especialistas ITOY, graças ao alto grau de conectividade proporcionado por sua arquitetura eletrônica, que é a primeira de seu tipo no setor de veículos comerciais, e a gama de serviços digitais associado a ela.
“O novo MAN TGX representa um grande passo em frente em termos de conforto do motorista, eficiência de combustível, conectividade e interface homem-máquina. Portanto, não há dúvidas de que o novo MAN TGX foi eleito o Caminhão do Ano 2021. É um caminhão voltado para o futuro que atende às necessidades de transporte de hoje e amanhã”, disse o presidente da ITOY, Gianenrico Griffini, resumindo o veredicto dos membros do júri no cerimônia de entrega de prêmios. Seguindo as regras do Prêmio Internacional de Caminhão do Ano, o prêmio anual é concedido ao caminhão lançado nos últimos 12 meses que mais contribuiu para o desenvolvimento sustentável do transporte rodoviário de mercadorias. Os critérios de avaliação são inovações e refinamentos técnicos, mas também inovação que contribui para a relação custo-benefício, segurança e alívio ambiental em geral.
Simplificando Negócios
Em fevereiro de 2020, a MAN Truck & Bus apresentou a nova MAN Truck Generation ao público pela primeira vez. Assim que o trabalho de desenvolvimento conceitual começou, a MAN começou a pedir a 300 empresas de transporte e 700 motoristas um feedback regular sobre seus requisitos para o novo caminhão e incorporou esse feedback no design do novo MAN Truck Generation.
Sobre o ITOY
O prêmio International Truck of the Year (IToY) foi originalmente lançado em 1977 pelo jornalista e editor britânico da revista Truck Pat Kennett. Hoje, os 24 membros do júri representam as principais revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Além disso, nos últimos anos, o Grupo IToY ampliou sua esfera de influência ao nomear membros associados nos crescentes mercados de caminhões da China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã e Nova Zelândia. Ao todo, o número de leitores combinados de operadores de caminhões das 24 revistas dos membros do júri da IToY, bem como de seus oito membros associados, ultrapassa um milhão.