O maior desafio para a eletrificação de frotas não é somente o investimento inicial para a compra dos veículos (2 a 3 vezes mais caro que o convencional), mas na infraestrutura para abastecimento, que pode chegar a R$ 300 mil cada, considerando uma estação de alta potência e o custo de sua instalação. Para avançar em soluções, a Marcopolo fechou um acordo com a Zenobe, empresa especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, para utilizar sua experiência global em eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público.

A empresa sediada no Reino Unido, com operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos, trabalhará com a Marcopolo para oferecer sua experiência em carregamento de veículos elétricos e eletrificação de frotas. Isso inclui testar soluções de carregamento inteligente para apoiar o lançamento do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte. “Desenvolver soluções completas e avançadas para eletrificação de ônibus faz parte da nossa estratégia ESG. Por isso investimos em projetos e parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas, nos últimos anos, para contribuir com a redução das emissões de CO₂ no transporte”, comentou João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

“A Zenobe é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua experiência em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem-posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, enfatizou.

Por meio da parceria, a Marcopolo planeja oferecer soluções completas de mobilidade urbana sustentável para o setor de eletromobilidade no Brasil, América Latina e América do Norte. Buscamos o que há de melhor em eficiência energética das baterias, já que a Zenobe é um dos principais players desse segmento no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

“A celebração deste acordo permitirá à Marcopolo aproveitar a experiência da Zenobe na propriedade e operação de veículos elétricos e usar nosso software de carregamento inteligente para apoiar o desenvolvimento de seus novos modelos de veículos elétricos. Estamos entusiasmados em trazer nosso software e experiência para novos mercados e apoiar a Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, para atender à crescente demanda global por veículos de emissão zero”, disse Steven Meersman, cofundador e diretor da Zenobe

Leia mais:

Fabet-SP abre inscrições para o curso para Formação de Condutores para Biarticulados 2023

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).