Mercedes-Benz lança três novos chassis de ônibus rodoviários, dois com motores mais potentes, agora, com 430 cv, e um 4×2 para carroceria de 14 m. Antes, a opção mais potente da marca era a de 410 cv.
Os novos chassis de ônibus receberam a nomenclatura O 500 RSD 2443 6×2 e O 500 RSDD 2743 8×2 e são acréscimo ao portfólio existente.
O terceiro lançamento é O 500 RS 4×2 com o PBT de 19.600 kg para permitir carroceria de 14 m. Isso, para o frotista, significa poder transportador até quatro passageiros a mais por viagem. O ganho de capacidade peso reforço do chassi e adoção de novos eixos.
As novidades continuam com inclusão de equipamentos de segurança como itens de série no chassi 8×2, sendo opcionais nos demais modelos. São sistemas como o piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e o sistema de aviso de faixa (LDWS).
Motor MB OM 457
O motor de 430 cv é o mesmo OM 457 de toda a família de rodoviários O 500. São 12 litros de cilindrada distribuída em 6 cilindros em linha.
Frotistas que trabalham com fretamento e turismo, geralmente, preferem ônibus mais potente, pois, geralmente, não sabem qual será o destino da próxima viagem. É diferente de operadores de linhas regulares que podem comprar o chassi com a potência suficiente para garantia boa velocidade média em percursos bem conhecidos.
Assim, com este lançamento, a Mercedes-Benz aumenta o poder de competitividade com Scania, que já oferecia K 440 (440 cv) e a Volvo, com o B450R (450 cv).
Além da vantagem de garantir melhor velocidade média em diferentes topografias, um ônibus mais potente pode ser mais econômico. No entanto, isso dependerá do treinamento e comportamento do motorista para que o trem de força trabalhe de forma a ter o melhor aproveitamento das marchas mais altas e do torque.
“O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“A maior potência traz um ganho de eficiência nos motores de ônibus mais pesados, levando a um melhor desempenho em topografias mais severas. Além disso, somando-se outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”, acrescenta.
Confira a potência e torque dos três modelos mais potentes:
Motor |
Tipo |
Potência |
Torque |
MB OM 457 |
12 litros, 6 cilindros em linha |
430 cv a 2.000 rpm |
214,14 mkgf a 1.100 rpm |
Volvo D11C450 |
10,8 litros, 6 cilindros em linha |
450 cv de 1.600 a 1.900 rpm |
223,31 mkgf a 1.200 rpm
|
Scania DC13 112 440 |
13 litros, 6 cilindros em linha |
440 cv a 1.900 rpm |
234,53 mkgf de 1.100 a 1.300 mkgf |
Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa (de série nos modelos RSD e RSDD com potências de 410 cv e 430 cv e opcional nos demais); e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.
Além das diferentes variações de potência dos chassis de ônibus O 500, o portfólio da marca oferece três versões de caixas de mudanças: mecânica, automatizada e automática.
Mais segurança
A partir de julho deste ano, o top de linha da Mercedes-Benz entre os ônibus rodoviários – o modelo O 500 RSDD 8×2 – estará equipado, de série, com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS). Anteriormente, esta solução foi apresentada ao mercado em 2018, como opcional, primeiramente para os chassis O 500 RS 1836 4×2 e RSD 2436 6×2 com freio a disco. Em 2019, alcançou o RS 4×2 e o RSD 6×2 com freio a tambor. A partir de 2020, também está disponível para o O 500 RSDD 8×2 com freio a tambor.
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