O transporte de passageiros por fretamento é dos segmentos de ônibus que está tendo a melhor crescimento em razão da retomada da produção por diversas empresas de todos os setores no País. Para ter mais a em seu portfólio, a Mercedes-Benz lançou o chassi OF 1621 que permite carrocerias com até 48 assentos.

O número 16 representa o PBT (Peso Bruto Total de 16 toneladas), e o número 21 a potência do motor OM 924 de 208 cv. O câmbio é o G-85 de 6 marchas. O chassi OF 1621 permite carroceria de até 12,55 metros, característica oferecida por cause toda indústria de encarroçamento.
Modelo de entrada
“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. Com esse lançamento, o nosso grande diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Para este modelo, a engenharia da Mercedes-Benz trabalhou na redução do balanços dianteiro e traseiro e com o entre-eixos de 5.950 mm. Assim, foi possível acomodar os equipamentos como o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de Arla, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar-condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardã para alongamento do chassi. Dessa maneira, o OF 1621 diminui os retrabalhos e já sai da fábrica pronto para receber a carroceria de forma rápida e fácil e, consequentemente, com menor custo de aquisição.
Rimatur Transportes
“Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, por exemplo, referência nesse segmento, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito para a assertividade do desenvolvimento desse novo produto da marca”, diz Walter Barbosa.
Aliás, a Rimatur Transportes, de Curitiba (PR), foi a primeira a adquirir o OF 1621. Ela é considerada a maior empresa de fretamento da região Sul do País, transportando funcionários para empresas de call center e de polos industriais como São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. “Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários”, diz Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur.”