Um dos quesitos mais trabalhados pela Mercedes-Benz em suas vans é da segurança. Prova disso é o Vito, que se tornou referência na região, com o título de van mais segura da América Latina.

No entanto, o título parece ter motivado a fabricante a buscar ainda mais soluções de segurança para seus modelos. Para isso, a Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans foi reorganizada em 2015, sediada junto a matriz da Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha. No local, os engenheiros examinam os acidentes que envolvem os veículos leves da marca, e enviam os resultados para a área de Desenvolvimento de Produtos, para aprimorar a segurança. 

Os pesquisadores conseguem identificar, por exemplo, se os airbags foram acionados, como previsto no momento do acidente, além de quais itens dos veículos podem ser melhorados.

“A pesquisa com foco nas Vans da marca está presente desde os anos 70. Entretanto, as áreas envolvidas estavam divididas em diferentes unidades da Empresa, e hoje, concentramos toda equipe em um mesmo ambiente de trabalho”, explica Vera Hertler, engenheira de desenvolvimento da Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans.

Portfólio

No mundo, a Mercedes-Benz trabalha com vans e furgões das linhas Sprinter e Vito, e prepara a apresentação do conceito Vision Van até o ano de 2020.