“Hoje, a proporção de venda é de 7,2 caminhões seminovos para um zero km, o que demonstra que o cliente está buscando cada vez mais essa alternativa no mercado no momento de renovar a sua frota. Nos últimos três anos, os volumes anuais de usados foram superiores a 300 mil caminhões. E devido à grande demanda desse mercado, estamos projetando um crescimento de 5% até o final deste ano”, afirma Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
SelecTrucks
Em quatro anos de atividades, a unidade comercializou mais de 2 mil caminhões usados. Ari de Carvalho explica que o Selectrucks é uma importante ferramenta para alavancar também as vendas de caminhões 0KM. “Já vendemos cerca de 1.670 caminhões novos em negociações que envolveram a troca de usados dos clientes. Desse resultado, 1.000 veículos novos foram vendidos só nos últimos 18 meses. Em 2016, o SelecTrucks contribuiu em 1,3% na participação de mercado da marca nas vendas de caminhões”, completa.
No primeiro semestre deste ano, foram comercializados 423 caminhões, o dobro de veículos vendidos em relação ao mesmo período de 2016. Segundo o executivo, em média, 70 mil consultas são realizadas por mês no site da SelecTrucks, que avalia mais de 100 caminhões por dia no Brasil inteiro, a maioria composta por motoristas autônomos.