
Com a falta de segurança pública e, consequentemente, aumento do roubo de cargas no Brasil, um novo nicho de mercado começa a crescer: o de caminhões blindados para o transporte de cargas como eletrônicos, celulares, produtos farmacêuticos, entre outros. Empresas com a experiência no transporte de valores começam a atender a esse tipo de demanda. Para atender esse novo nicho de mercado, a Mercedes-Benz apresenta o Axor 2644 8×4 blindado com cabine dupla. A implementação do pesado foi feita pela MTX e o cliente da marca da estrela é a Prosegur, a maior transportadora de valores do país.
A Prosegur comprou sete caminhões pesados Mercedes-Benz Axor 2644 6×4. Os caminhões foram blindados e receberam um quarto eixo direcional para suportar o peso da blindagem. A cabine recebeu blindagem nível III conforme a legislação para o transporte de valores e quatro acentos (cabine dupla), incluindo o posto do condutor.

Na versão 8×4, o Axor 2644 pode puxar dois semirreboques de três eixos cada (bitrenzão), totalizando uma capacidade de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e 75 no segundo) e 74 toneladas de PBTC. Até então, apenas Scania e Volkswagen atendiam esse segmento com modelos menores.
Segundo Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, atualmente o segmento de transporte de cargas representa cerca de 2% do faturamento do grupo, porém, demonstra uma tendência de crescimento acentuado.
A frota da Prosegur
Atualmente a frota total da Prosegur no Brasil é de 1.650 caminhões entre leves e pesados, sendo 96% da marca Mercedes-Benz. Desse total, 27 caminhões são para o transporte de cargas e o restante para o transporte de valores. Carbonari disse que a frota de veículos para o transporte de cargas será ampliada para 35 unidades até 2018.
A Prosegur começou a atuar no transporte de cargas em 2011. De lá para cá já foram realizadas 6.777 operações com caminhões blindados e o mesmo esquema de segurança utilizado no transporte de valores. Segundo Rubens Carbonari, nesse período a sinistralidade foi zero em mais de R$ 10 bilhões em cargas transportadas. O executivo garante que tem conseguido apresentar um custo de frete competitiva com o transporte de cargas feito com caminhão convencional, rastreamento e escolta armada.
Renovação da frota

Além dos sete Axor, a Prosegur está renovando a sua frota de caminhões leves para o transporte de valores com a aquisição de 134 caminhões blindados feitos a partir do chassi 915 E feito sob medida e com especificações da Prosegur.

Ao todo, foram 11 alterações no chassi feitas pelo CTT (Centro de Customização para Clientes) da Mercedes-Benz. Entre as modificações, estão a redução do entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm, encurtamento do chassi, reposicionamento de tanques de combustível, Arla e ar, adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível, posicionamento da coluna de direção (motorista fica recuado mais meio metro da dianteira), entre outros.

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Mercedes-Benz do Brasil, acrescenta que o trabalho foi feito também em conjunto com a implementadora. Outra alteração inédita foi feita no ar-condicionado para carros-fortes que adequa a potência do sistema de climatização da cabine à severa utilização do caminhão e dispensa o uso de dispositivos no teto do veículo. Desta forma, melhora a estabilidade, com a redução do centro de gravidade, e aumenta a altura da cabine para os quatro ocupantes.
Na negociação com a Prosegur, a Mercedes-Benz comercializou o sistema de gestão de frota e telemetria FleetBoard e contratos completos de manutenção. Leoncini lembra que a Prosegur é a primeira empresa do segmento de transporte de valores a adquirir o FleetBoard.