A Mercedes-Benz Trucks apresentou a terceira geração do motor OM 471 para os caminhões pesados Actros e Arocs, por enquanto, para o mercado europeu a partir de outubro deste ano. 

As melhorias de eficiência para a terceira geração do OM 471 são o resultado de uma série de inovações no motor. Por exemplo, a geometria do pistão, o design do bico de injeção e os parâmetros do cabeçote foram otimizados. Desta forma, a taxa de compressão do motor de seis cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente com um pico de pressão de ignição de 250 bar.

Uma das alavancas mais importantes para aumentar a eficiência de combustível em motores de combustão a diesel modernos é a otimização da turboalimentação para longa distância em duas versões, para motor com 476 cv e com 530 cv. Segundo a fabricante, o resultado será de uma redução de consumo entre 3,5% e 4%.

Para tal redução de consumo, também foi feito trabalhos para a redução do atrito com a adoção de uma válvula de controle de pressão do óleo do motor. A válvula foi instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapas de características da válvula redutora de pressão. 

Trem de força

Para o melhor aproveitamento da terceira geração do OM 471, os engenheiros também trabalham no aperfeiçoamento de todo o trem de força. A transmissão automatizada PowerShift Advanced ganhou novo controle para aceleração mais rápida e suave em muitas situações, graças à seleção precisa de marchas. Mudanças de marcha mais rápidas reduzem o tempo de interrupção do torque em até 40% na faixa superior. A parametrização do pedal do acelerador também foi otimizada: o aumento da sensibilidade no curso inferior do pedal permite manobras significativamente mais sensíveis, enquanto o tempo de resposta direto no curso superior do pedal resulta em maior dinâmica sob altas exigências de carga. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).