Como ocorre todos os anos, no mês de janeiro, a Mercedes-Benz apresenta os resultados de 2019 e as perspectivas de 2020. Uma análise ampla será publicada na edição 188 da revista TRANSPORTE MUNDIAL, no final de fevereiro nas bancas, mas vamos adiantar abaixo os principais dados:

Novidades: serão três lançamentos de produtos (dois caminhões novos e um ônibus), dois de serviços e inovações nas linhas de produção, adianta o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina, Philipp Schiemer. Não foi revelado em qual segmento, mas tudo indicada que será em leves, médios e semipesados. A Mercedes-Benz também começará o desenvolvimento dos caminhões para atender a legislação do Proconve P8, mais conhecido como Euro 6, uma exigência legal para produção a partir de 2022 para produtos novos e 2023 para modelos em produção.
Perspectiva: crescimento de 18% para o mercado de caminhões e 16% para o de ônibus. Os setores de caminhões urbanos e de construção devem puxar o crescimento este ano, já que o agronegócio está grande e seguirá grande, mas com pouco possibilidades de crescer mais, pois cresceu muito em 2019: 48,7%. Indicadores favoráveis para o crescimento é a taxa Selic em 4,5% e perspectiva do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em até 2,5%. O percentual não é maior porque a burocracia tributária brasileira e os problemas de infraestrutura acabam empurrando os investimentos para outros países.

Novo Actros: Já foram comercializados cerca de 500 unidades, sendo 150 com a tecnologia mais inovadora da indústria, a MirrorCam: câmeras no lugar dos espelhos, que traz diversos benefícios, como maior visibilidade, avisos de distância que podem evitar acidentes e melhor aerodinâmica, mas que, também, desafia o motorista a adaptabilidade de dirigir um caminhão em no conceito mais digital. Mais sobre o Novo Actros clique aqui.
Investimento: A Mercedes-Benz informou que dos R$ 2,4 bilhões para o período de 2018 a 2022, cerca de R$ 1.5 bilhão já foi realizado e R$ 900 milhões são aplicados entre 2020 e 2022 nos novos produtos, desenvolvimento das gerações Euro 6, Campo de Provas de Iracemápolis, na linha de produção de ônibus, logística, produção de agregados e na modernização da rede de concessionárias.

Avaliação de 2019: É o quarto ano consecutivo que a Mercedes-Benz é líder do mercado de caminhões no Brasil. Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil apresenta os principais números:
- Foram 29.951 caminhões vendidos, 42% a mais do que em 2018, quando ela entregou 21.153.
- – O Actros 2651 foi o modelo da marca mais vendido, com 3.700 unidades emplacadas, 21% a mais do que em 2018 (3.060).
- – A linha Axor foi a que teve o maior crescimento (63%), com 6.875 unidades vendidas em 2019 contra 4.214 em 2018.
- – Em volume, a linha Atego foi a maior em vendas, com 8.910 unidades vendidas em 2019 contra 5.956 em 2018, crescimento de 50%.
- – O Actros, considerando todas as versões, cresceu 28% em vendas, com 5.794 unidades vendidas em 2019 contra 4.529.
- – A linha Accelo cresceu 24%, número bastante positivo se consideramos que o segmento de caminhões leves teve queda de 2,6%, mas, porque os compradores estão comprando mais caminhões do segmento médio, principalmente os de 11 toneladas de PBT. Foram emplacados 5.353 Accelo em 2019 contra 4.326 em 2018.
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