Museu de grandes novidades

58

Empresário garante que não vai tirar o plástico do caminhão

Empresário garante que não vai tirar o plástico do caminhão

Em suas redes sociais, a Scania contou a história de Washington Menelli, empresário e proprietário da Transmenelli, que tinha um um sonho: reunir como num museu, a sua própria exposição de caminhões.

“Há quem colecione Fusca, Corcel, selo de carta, grampo de cabelo. O meu negócio sempre foi com caminhão e eu sonhava em ter um Scania assim, igual peça de museu, que todo mundo pode ver, mas sem encostar, só admirando” diz o empresário, que escolheu como a primeira “obra” de seu acervo um Scania P 340 4×2. 

Morador da cidade baiana de Camaçari, o empresário ressalta que ele próprio cuida da manutenção do modelo. Ciumento, Menelli cuida bem do seu caminhão, que foi adquirido em 2010 e possui apenas 18 km rodados (na fábrica) e garante em tom de brincadeira que, podem mexer com sua mulher, mas não no caminhão. “Meus filhos dizem que quando eu morrer eles vão colocar o caminhão pra rodar, mas enquanto eu estiver por aqui ele fica lá, paradinho”.   

Filho de caminhoneiro, Menelli trocou desde cedo os estudos pela escola da vida, e assistia na boléia a rotina de seu pai no volante. “Viajar, ser livre, parar pra dormir no posto. Tudo isso me fascinava, era tudo o que eu queria da vida”. E assim pai e filho percorreram muitas estradas brasileiras, principalmente em Belém, Recife, Fortaleza, transportando madeira e carga seca.

Por fim, Menelli admite admiração pela marca: “Meu pai teve caminhão Scania desde o 110 que, inclusive, foi no qual eu aprendi a dirigir, e todos sempre muito bons. A mecânica é diferenciada, fácil de mexer. Chegamos a fazer o motor de um L 111 “jacaré” na beira da estrada”, e afirma que a próxima obra do seu acervo vai ser um Scania Highline.

Ostentação ou não, o sonho de preservar intacto o seu caminhão deve ser o de muitos de vocês, leitores, que rodam todos os dias pelas estradas brasileiras, ou não, como no caso do empresário baiano. 
 
Confira a ficha técnica do Scania P 340:

Motor: DC 11 08 340
Potência: 340
Cilindros: 6 
Torque: 163 mkgf
?Caixa de transmissão: GRS890 com opção de Opticruise
PBT: 16 000 kg
Entre-eixos: 3 300 mm / 3550 mm