Ônibus Volvo biarticulado 100% elétrico começa a ser validado

145

O ônibus Volvo biarticulado 100% elétrico começa a ser validado para atender ao transporte de passageiros em BRTs do Brasil e de países da América Latina. A atividade é inédita e começa pelo sistema BRT de Curitiba/PR. Outras cidades programadas pela companhia são Bogotá (Colômbia) e Cidade do México.

Validação do ônibus Volvo biarticulado 100% elétrico começa pelo BRT de Curitiba

André André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, diz que um BRT biarticulado como esse da companhia é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros de um sistema de metrô. O chassi biarticulado da Volvo é o maior veículo elétrico do mundo.

Vantagens nos custos de implantação e operação de ônibus biarticulados

Segundo o executivo, a maior vantagem do ônibus biarticulado 100% elétrico está nos custos de implantação e operação infinitamente menores, além de zero emissões.

O executivo acrescenta que no momento do lançamento comercial, o chassi será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para diversos países onde há cidades com o sistema BRT.

O biarticulado elétrico mantém as tradicionais características de seu antecessor a diesel. A Volvo utiliza o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão. O trem de força, por sua vez, é também o mesmo da marca presente em seus caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

Segundo a fabricante, essa configuração garante melhor distribuição da carga por eixo. Então, desse modo o projeto pode viabilizar carrocerias com o salão totalmente livre.

O veículo é tracionado por dois motores elétricos instalados na parte central do chassi, entre o primeiro e o segundo eixo. Cada motor tem 200kW, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. A caixa de câmbio é automatizada, tem duas velocidades e é baseada na transmissão Volvo I-Shift.

Outro ponto destacado pela Volvo sobre design desse chassi  é a possibilidade de todos os componentes elétricos do veículo serem instalados abaixo do piso. A capacidade de transporte do modelo articulado é de até 250 passageiros com carrocerias de 28 metros.

Esse chassi pode receber até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. 

“Estamos conciliando a base mecânica consagrada há anos em nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.

Tempo de recarga das baterias do chassi biarticulado

O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Esse chassi disponibiliza também a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais de BRT.

O gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses, Gilcarlo Prosdócimo, destaca que a Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária para esse tipo de operação com a mesma quantidade de passageiros. Além disso, o chassi tem a mesma configuração de porta das atuais estações de embarque e desembarque.

É um grande benefício para os operadores de transporte, com a vantagem de zero emissões e zero ruído em benefício da população das cidades”, explica Prosdócimo.

 Conceito de ônibus biarticulados foi introduzido pela Volvo há mais de 30 anos

O conceito de ônibus biarticulado foi introduzido pela Volvo há mais de 30 anos, como uma evolução dos tradicionais articulados. Dezenas de cidades da América Latina já aplicam a combinação com duas articulações no transporte de passageiros.

Os chassis Volvo articulados e biarticulados operam em cidades como Curitiba, Bogotá, Rio de Janeiro, Goiânia, Santo Domingo, San Salvador, Quito, Cidade do México, Cidade da Guatemala, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga e Santiago.