Os representantes brasileiros no Salão de Hannover 2016

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O maior salão de veículos comerciais do mundo, o IAA, que alcança sua 66ª edição em 2016, além de contar com as novidades mais incríveis e tecnológicas do mercado mundial, apresentou também veículos brasileiros nos estandes da Mercedes-Benz e VW/MAN.

MARCOPOLO
Empresa brasileira do segmento de carrocerias, a Marcopolo levou ao evento o novo Viale BRS Low Entry (piso baixo), que é produzido na planta de Caxias do Sul (RS) e recebe chassi MAN 18.280 OT LE.


Produzido sob os pilares de conforto segurança e comodidade, nas palavras da fabricante, o modelo é voltado ao segmento de transporte público urbano, com 13.400 mm de comprimento e capacidade para 79 passageiros (40 sentados e 39 em pé). Segundo a marca, os diferenciais do modelo exposto são: poltronas ‘City’ estofadas com padrão diferenciado e piso com acabamento em madeira.

VW/MAN
Comemorando 20 anos de sua fábrica no Brasil, a MAN exibiu na Alemanha três produtos de seu portfólio, que, segundo ela, junto a outros modelos, são responsáveis pela liderança de vendas de caminhões há 13 anos consecutivos no Brasil, um de seus maiores mercados no mundo.

CONSTELLATION 24.280 GNV
Com autônomia de 200 quilômetros e kit GNV, o protótipo promete rezudir em 20% as emissões de CO2 em relação aos motores diesel. O modelo recebe propulsor MAN E0836 de 280 cv de potência, transmissão manual de 6 velocidades e tecnologia Smart Ratio, desenvolvida pela equipe MAN de Resende (RJ), que aproveita ao máximo as duas relações do eixo.


CONSTELLATION 25.420 PRIME
Outro representante brasileiro da marca é o VW 25.420 Prime, lançado para comemorar os dez anos de sua chegada da linha Constellation ao país.

O modelo é o mais potente do portfólio Volkswagen Caminhões, com motor Cummins ISL 9 litros, de 420 cv de potência e torque de 188,6 mkgf. Uma das propostas do modelo é ter peso reduzido, para elevar sua capacidade carga em cerga de 1 t. Completa a parte de força a transmissão automatizada V-Tronic ZF de 16 velocidades. Leia tudo sobre este modelo na edição 156 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.


VOLKSBUS 18.280
Chassi do modelo encarroçado pela Marcopolo, o Volksbus 18.280 OT LE foi desenvolvido para rodar com diesel de cana-de-açúcar. Com suspensão pneumática integral, o modelo recebe o motor MAN D08 EGR, de 6 cilindros e 280 cv de potência, com transmissão automática ZF Ecolife, que reduz entre 30% e 70% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados na atmosfera.

MERCEDES-BENZ
A participação da fabricante alemã contou, pela primeira vez, com um modelo totalmente projetado e desenvolvido no Brasil, o Accelo 815, solução da marca para distribuição urbana, com propulsor OM 924 LA, que entrega 156 cv de potência.

“O Accelo é uma solução única para distribuição urbana dentro do portfólio da Daimler Trucks, com chassi super-resistente, ele tem a robustez de um caminhão, porém com dimensões compactas e cabine para o motorista e dois acompanhantes, o que assegura agilidade e conforto”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O modelo passa a incrementar o portfólio mundial da Daimler Trucks e, além de já ser oferecido no mercado da América Latina, começa a alcançar mercados no Oriente Médio e África