Os representantes brasileiros no Salão de Hannover 2016

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O maior salão de veículos comerciais do mundo, o IAA, que alcança sua 66ª edição em 2016, além de contar com as novidades mais incríveis e tecnológicas do mercado mundial, apresentou também veículos brasileiros nos estandes da Mercedes-Benz e VW/MAN.

MARCOPOLO
Empresa brasileira do segmento de carrocerias, a Marcopolo levou ao evento o novo Viale BRS Low Entry (piso baixo), que é produzido na planta de Caxias do Sul (RS) e recebe chassi MAN 18.280 OT LE.

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Produzido sob os pilares de conforto segurança e comodidade, nas palavras da fabricante, o modelo é voltado ao segmento de transporte público urbano, com 13.400 mm de comprimento e capacidade para 79 passageiros (40 sentados e 39 em pé). Segundo a marca, os diferenciais do modelo exposto são: poltronas ‘City’ estofadas com padrão diferenciado e piso com acabamento em madeira.

VW/MAN
Comemorando 20 anos de sua fábrica no Brasil, a MAN exibiu na Alemanha três produtos de seu portfólio, que, segundo ela, junto a outros modelos, são responsáveis pela liderança de vendas de caminhões há 13 anos consecutivos no Brasil, um de seus maiores mercados no mundo.
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CONSTELLATION 24.280 GNV
Com autônomia de 200 quilômetros e kit GNV, o protótipo promete rezudir em 20% as emissões de CO2 em relação aos motores diesel. O modelo recebe propulsor MAN E0836 de 280 cv de potência, transmissão manual de 6 velocidades e tecnologia Smart Ratio, desenvolvida pela equipe MAN de Resende (RJ), que aproveita ao máximo as duas relações do eixo.

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CONSTELLATION 25.420 PRIME
Outro representante brasileiro da marca é o VW 25.420 Prime, lançado para comemorar os dez anos de sua chegada da linha Constellation ao país.

O modelo é o mais potente do portfólio Volkswagen Caminhões, com motor Cummins ISL 9 litros, de 420 cv de potência e torque de 188,6 mkgf. Uma das propostas do modelo é ter peso reduzido, para elevar sua capacidade carga em cerga de 1 t. Completa a parte de força a transmissão automatizada V-Tronic ZF de 16 velocidades. Leia tudo sobre este modelo na edição 156 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

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VOLKSBUS 18.280
Chassi do modelo encarroçado pela Marcopolo, o Volksbus 18.280 OT LE foi desenvolvido para rodar com diesel de cana-de-açúcar. Com suspensão pneumática integral, o modelo recebe o motor MAN D08 EGR, de 6 cilindros e 280 cv de potência, com transmissão automática ZF Ecolife, que reduz entre 30% e 70% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) e materiais particulados na atmosfera.

MERCEDES-BENZ
A participação da fabricante alemã contou, pela primeira vez, com um modelo totalmente projetado e desenvolvido no Brasil, o Accelo 815, solução da marca para distribuição urbana, com propulsor OM 924 LA, que entrega 156 cv de potência.
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“O Accelo é uma solução única para distribuição urbana dentro do portfólio da Daimler Trucks, com chassi super-resistente, ele tem a robustez de um caminhão, porém com dimensões compactas e cabine para o motorista e dois acompanhantes, o que assegura agilidade e conforto”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O modelo passa a incrementar o portfólio mundial da Daimler Trucks e, além de já ser oferecido no mercado da América Latina, começa a alcançar mercados no Oriente Médio e África