Autor das imagens: Omar Matsumoto/Motorpress
A Scania não pára de aprimorar. Dessa vez a novidade vem do segmento semipesado, cujo nível foi elevado desde quando a marca nele ingressou em 2011. Nesse sentido, os caminhões semipesados da Scania fizeram a diferença em relação ao nível de conforto que oferecem para o motorista, graças à cabine que tem semelhança a dos irmãos da gama R.
A partir dessa realidade, o P 250 ganhou uma versão com cabine estendida, o que já não era sem tempo, pois faltava à Scania entregar esse produto de prateleira a seus clientes, ainda mais que alguns de seus principais competidores já entregam essa opção.
VEJA O TESTE A BORDO DO MODELO
“Pensamos em oferecer a cabine nessa configuração também como alternativa à lei do motorista, que tem de parar para o descanso, mesmo nas viagens mais curtas. Também é uma comodidade para o motorista enquanto aguarda, nas atividades urbanas, o caminhão carregar ou descarregar nas docas”, ressalta Jeferson Alves da Silva, engenheiro da área de pré-venda.
MOTOR
O motor é o Scania DC de 9,3 litros e 5 cilindros em linha com injeção direta de combustível, em conformidade com níveis de emissão P7 por meio do sistema de tratamento de gases SCR. Trata-se de um motor que possui cabeçotes individuais, 4 válvulas por cilindro e turbocompressor. Entrega 250 cv de potência a 1.800 rpm e 117,3 mkgf de torque de 1.000 a 1.300 rpm. De série o modelo possui a relação de diferencial de 3,27:1, mais longa, porém dispõe de outras opções.
Pela rodovia Castelo Branco, rodando a velocidade média de 80 km/h, chegando a 85 km/h nos trechos de mais declives, conseguimos concluir a prova com resultado muito atrativo, com consumo total de 28,6 litros nos 103 km que percorreu.
Apesar da sua cavalagem moderada, esse motor Scania é capaz de suportar qualquer exigência sem sofrimento e ainda responder com bom resultado de consumo.
O teste completo a bordo do Scania P 250, você encontra na edição 153 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.