Primeiro caminhão de lixo 100% elétrico é brasileiro

481

Autor das imagens: Divulgação

Na busca por desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis, a brasileira Corpus se aliou à chinesa BYD, que atua no segmento de veículos elétricos, para lançar o primeiro caminhão de coleta de lixo do mundo 100% elétrico.

Designado como BYD eT8A, o modelo, que já opera em testes em cinco cidades do interior paulista, é o primeiro caminhão do tipo a ser produzido em massa, segundo a fabricante.

Dotado de um compactador hidráulico para armazenamentos dos resíduos, o caminhão eT84 é alimentado por bateria de fosfato de ferro lítio, material reciclável, de acordo com a marca, com vida útil de 40 anos. Além disso, por ser 100% elétrico, não emite gases tóxicos na atmosfera terrestre e não gera poluição sonora.

“O caminhão BYD eT8A possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h, proporcionando muito conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse. Além disso, conta com torque máximo de 1500 Nm (152,9 mkgf) a 0 RPM, oferecendo um desempenho sem igual na classe e em todas as condições de operação. Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel”, afirma Carlos Roma, diretor de comercial da BYD no Brasil.

Com capacidade para armazenar até 16 t de lixo, o elétrico possui 200 quilometros de autonomia — o equivalente a 8 horas de operação. As empresas não divulgaram quando o modelo estará disponível para vendas.