As picapes são os veículos favoritos dos transportadores de carga por razões óbvias. É só observar o estacionamento das transportadoras e sindicatos das empresas. Geralmente, conforme uma fonte da Toyota, o frotista compra a versão topo de linha para ele usar no dia a dia. Se gostar, compra a versão básica para serviço de apoio. No Brasil, o número de opções só cresce e a última novidade é RAM 1500.

A potência dela de 400 cv a 5.600 rpm só existe nos caminhões do segmento de pesados para o transporte de até 57 toneladas de PBT. O peso bruto total da RAM é de 3.220 kg, o que permite a condução por motoristas com CNH categoria B.

Um Iveco Hi-Road 49040T tem potência de 411 cv a 1.900 rpm. Logicamente, esta comparação é apenas ilustrativa, pois os veículos têm propostas completamente diferentes. Isso pode ser visto no quesito torque, já que na RAM a potência é mais importante e, no caminhão, força é mais importante. Assim, a RAM tem torque de 56,6 mkgf e o Hi-Road tem 194 mkgf.
A legislação que regula as emissões de cada um também é diferente. Para picapes é o Proconve L6 (L vem de veículo diesel leve e o 6 é a fase), e de caminhões e ônibus, o Proconve P7 (P vem de pesados e 7 é a fase).
A aceleração da RAM de 0 a 100 km/h é de 6,4 segundos. Tal medição não relevante em caminhões, até mesmo, porque, na maioria das estradas, o limite de velocidade para pesados é de 90 km/h, pelo menos, na teoria. O importante em caminhão é a capacidade de retomada de velocidade e de manter uma boa velocidade média com o menor consumo de diesel possível.
Preços

Segundo a Fipe, o preço médio do Iveco Hi-Road é de R$ 401.111, lembrando que o modelo é o de entrada no segmento de caminhões pesados da Iveco. No portfólio da marca, há o Hi-Way, mais sofisticado e mais caro. A RAM 1500 teve o preço anunciado de R$ 419.990 e as primeiras 100 unidades disponibilizadas para pré-venda foram vendidas nas primeiras 18 horas.
O preço RAM de R$ 419.990 foi para as unidades de pré-venda e com diversos itens extras. Depois, será de R$ 319.990. Sempre é bom lembrar que mais da metade do valor é de impostos diretos e indiretos. No caso do caminhão, mesmo sendo uma ferramenta de trabalho, é de 37%, incluindo diretos e indiretos.
A comparação é apenas lúdica, pois quem compra um Iveco Hi-Road é para ganhar dinheiro e merecer a condição para comprar uma RAM 1500 para e ter uma mobilidade segura e confortável.
Em tempo, por que a comparação com Hi-Road? Primeiro, porque a FCA e o Grupo CNH Industrial são frutos de um mesmo grupo, a Fiat, e têm muito acionistas em comum. Segundo, porque o Hi-Road é o modelo que tem potência e preço mais próximos da RAM 1500.