A Renault Trucks introduziu o sistema OptiTrack em seus caminhões 8×4 (com motores DTI de 11 e 13 litros), e 8×2/6 (com motorização de 11 litros), da gama C de construção.
Esse sistema, que aporta um plus de tração, graças aos motores hidráulicos instalados nos cubos de roda do segundo eixo dianteiro, pode operar com o caminhão rodando até 25 km/h, e é ativado pelo motorista de dentro da cabine do veículo.
Desenvolvido pela engenharia da fabricante francesa em 2009, o OptiTrack é uma resposta aos anseios dos clientes na eficácia da capacidade de superação de obstáculos de um veículo, sem aumentar o seu peso, já que os complexos mecanismos de tração total afetam a tara, logo, a carga útil do veículo, resultando em consumo de combustível, por exemplo.
O OptiTrack oferece a tração integral temporariamente, sem o inconveniente de um veículo com o sistema clássico de tração em todas as rodas. Além de ser mais leve, o OptiTrack fica conectado na tomada de força traseira do motor, deixando disponíveis as tomadas de força do câmbio Optidriver – que é automatizado e oferecido de série nessa linha. Com a ampliação da solução OptiTrack, a oferta está disponível agora em várias configurações de veículos destinados ao setor da construção: 4×2, 6×4, 6×2/4, 8×2/6 e 8×4.