Renault Trucks testa caminhão elétrico

54

Renault Maxity Eletric em testes

Renault Maxity Eletric em testes

A Renault Trucks, em parceria com o serviço postal francês (La poste), está promovendo testes com o caminhão-elétrico Maxity Eletric. O modelo foi projetado para rodar movido a hidrogênio com extensor de alcance, uma tecnologia ainda experimental e desenvolvida pela empresa Symbio FCell, que dobra a autonomia do veículo para até 200 km sem recarga.

” O veículo não gera impactos de ruído, e só libera vapor de água. Com uma autonomia de 200 quilômetros, o modelo torna-se a escolha ideal para rotas urbanas e suburbanas”, afirma Karine Forien, diretora de estratégia de eficiência energética da Renault Trucks.

O modelo Maxity Eletric possui a configuração de 4.5 t, para também acomodar uma célula de combustível, que será integrada pela Symbio. É graças a essa célula de combustível que o veículo, que originalmente possuía autonomia máxima de 100 km, vai poder rodar por mais 100.

” Quando o veículo estiver em funcionamento, o motor elétrico vai ser alimentado por duas fontes de energia complementares. A célula de combustível é capaz de fornecer uma potência máxima de 20 kW, uma vez atingido o limite, as baterias são acionadas. Quando o sistema está ocioso, a célula de combustível recarrega a bateria, se necessário”, informa Christophe Vacquier, supervisor do projeto.

Os testes estão previstos para durar cerca de um ano, após o período, se a tecnologia for aprovada, deverá entrar em operação no mercado europeu.