Assim com uma mãe fala sobre seu filho, as fabricantes de caminhões dizem que têm o melhor pós-venda do mercado. E óbvio que todas se esforçam para realmente ter o um bom ou excelente serviço de manutenção, pois, diferentemente do comprador de carro, o de caminhão pode ser conquistado por toda a vida. E, para incentivar a capacitação dos profissionais técnicos da sua rede de concessionárias a levarem o tema bem a sério, a Scania promove um concurso mundial entre os mecânicos de todos os países.
Denominado de Top Team, a competição, única no mundo, terá a equipe gaúcha da concessionária Brasdiesel, de Ijuí (RS), representando o Brasil na final entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Suécia.
A equipe da Brasdiesel foi classificada para a final internacional após vencer a etapa brasileira, em março, e ficar em segundo lugar na regional (América Latina e África), realizada este mês (maio), na Argentina. Sete equipes disputaram a etapa regional, representando Brasil, Argentina, Peru Chile, México e África do Sul. Apenas os dois primeiros colocados foram classificados para a final internacional.
“A Brasdiesel conquistou a vaga após trilhar um caminho de vitória em termos de preparação, apoio da diretoria e trabalho em equipe. Ao vencer a final nacional sabíamos de seu potencial. A decisão internacional não será fácil, mas eles chegarão muito capacitados”, diz Gustavo Andrade, chefe de desenvolvimento da rede Scania no Brasil.
Como funciona
Para classificar para a final regional, o time da Brasdiesel venceu 258 concorrentes da rede brasileira em provas práticas e teóricas, simulações do dia a dia de uma concessionária. Doze juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelas equipes, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança na execução e o tempo gasto nas tarefas. A melhor equipe recebeu o prêmio de R$ 20 mil.
Na etapa regional, as equipes passaram provas em uma estação teórica e quatro práticas, além de responderem questões de oficina e de conhecimentos sobre os produtos Scania e de situações diárias de uma concessionária.
“O compromisso da Scania é entregar ao cliente o máximo desempenho e disponibilidade do veículo para que o negócio dele seja o mais rentável possível. O Top Team é uma ferramenta para que essa meta seja alcançada, além de beneficiar toda uma cadeia. As casas Scania ganham em visibilidade e qualidade dos profissionais, os funcionários ampliam suas habilidades e conhecimentos técnicos, e o cliente, ganha em serviços mais qualificados, eficientes e customizados”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.