Além de apostar nas exportações de veículos para vencer o atual quadro de crise no mercado brasileiro, a Scania está investindo nos serviços de pós-vendas, que é uma das principais estratégias da marca.
Para reforçar sua presença no país, a marca está investindo cerca de R$ 70 milhões na ampliação da sua rede de concessionárias. O plano é alcançar 139 pontos de atendimento até 2020. Atualmente, a rede já conta com 122 unidades em todas as regiões do Brasil, que pertencem a 15 grupos econômicos.
Em busca da melhoria continua de sua rede, a Scania está implantando no Brasil seu processo global de serviços, programa que surgiu a partir da compilação das melhores práticas das casas Scania no mundo. O projeto prevê a padronização dos processos das concessionárias no país e, até o fim de 2016, 30 casas já seguirão os novos padrões do projeto.
“O processo global de serviços é baseado na própria experiência industrial da Scania, e também nas melhores práticas globais de oficina da marca. Queremos aumentar a interação com nosso cliente e diminuir ao máximo o tempo do caminhão parado na concessionária”, explica Gustavo Andrade, gerente de desenvolvimento da rede Scania no Brasil.
A partir da implantação das melhorias nos processos, a fabricante espera reduzir em até 75% o tempo total de parada dos veículos nas casas de sua rede. Para isso, há todo um planejamento por trás dos serviços. Por exemplo, para agilizar toda a logística do processo, o monitoramento dos veículos é realizado antes mesmo dos modelos entrarem nas casas. Assim, os clientes das casas conhecem preços e prazos de forma antecipada.
No dia 11 de outubro, os jornalistas especializados puderam conferir de perto a rotina de um concessionário da marca. Trata-se da Codema Guarulhos, que pertence ao grupo de mesmo nome e que têm oito filiais, sete oficinas montadas nas unidades de seus clientes e que serve de laboratório para implantação de melhorias Scania. Ressaltando a importância dos serviços no portfólio da marca, Sérgio Pupo, diretor da Codema, afirma que hoje 60% do faturamento do grupo é composto por peças e serviços.
Colhendo os frutos do investimento na área de serviços, a Scania diz que hoje 26% dos caminhões saem de fábrica com o programa Premium de manutenção contratado. Segundo a marca, hoje, 7.700 veículos da marca já contam com algum programa de manutenção da marca. A meta para 2022 é que 55% dos modelos do Grifo saiam de fábrica amparados pelos programas da marca.