O Scania G 8×4 XT Heavy Tipper Super para mineração é a grande novidade da marca neste final de ano. Trata-se do último estágio da introdução do trem de força da linha Super, que já atendia os segmentos rodoviário e fora de estrada, exceto mineração.
O novo Scania Super para mineração é disponibilizado nos modelos N G 460 6×4 e G 560 8×4 Heavy Tipper – ambos de motor 13 litros – e R 660 V8 10×4 Heavy Tipper (16 litros). São caminhões para peso bruto total (PBT) de 60 toneladas que trazem como destaque a nova transmissão Opticruise Heavy Planetary G33CH.
Essa caixa tem 14 velocidades com uma Super reduzida Crawler mais overdrive. O produto é global, mas por enquanto será produzido apenas no Brasil e daqui para atender vários mercados internacionais.
Nas operações de cana e madeira, a linha Super é formada pelos cavalos mecânicos G 560 6×4 e R 560 6×4 – ambos com o motor 13 litros e especificados para um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas, atuando respectivamente em operações mistas de médios e longos trajetos rodoviários.
A mineração é uma das aplicações mais exigentes e A linha Super ainda não tinha um caminhão para a mineração por se tratar de uma aplicação exigente. A engenharia da Scania entendia que era necessário desenvolver uma transmissão mais robusta para atender o segmento.
Caixa tem capacidade máxima de tração de 210 toneladas
Essa caixa reduz o uso de freio de serviço, sendo, portanto, mais adequada às operações na mineração. Sua capacidade máxima é de tração (CMT) chega a 210 toneladas.
A nova transmissão Heavy tem as engrenagens com 12mm a mais de espessura em relação às caixas uso na linha Super para aplicações rodoviária e fora de estrada. “Agora temos a linha XT Super completa, para todas as aplicações do segmento fora de estrada, comemorou Fabricio Vieira, Gerente de Vendas Off-Road.
Fabricio Vieira acrescentou que a motorização de 460cv atende a configuração 6×4 e a de 560 a 8×4 para mineração. A nova transmissão foi adotada para toda linha off road da Scania.
Além da nova transmissão Heavy Planetary, a linha Super fora de estrada passa a contar com freios CRB mais Scania Retarder de série, opções de eixos e bogies para atender a diversas especificações.
Houve também aumento dos intervalos de manutenção e novas soluções de serviços com o Scania PRO. E a segurança na operação conta com o Scania Zone, sistema que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais.
Tudo mudou no XT Super em relação à geração anterior, menos a cabine
De acordo com Fabrício Vieira, se comparar o XT Super para mineração com Scania de mineração anterior, o XT Heavy Duty. “Se compararmos com o caminhão anterior, mudou tudo. Motor, caixa, relação e de diferencial. Só cabine é ficou igual, e mesmo assim tem uma série de itens que não tinha antes, como airbag frontal, lateral, cortina, ADAS pra madeira, leitor de faixa, assistente de frenagem autônomo”, complementou Fabricio.
A Scania do Brasil é um campo de testes para desenvolver quase todos os seus produtos. Por esse motivo o lançamento global XT Super aconteceu aqui, onde também é produzido com exclusividade. O novo caminhão será exportado para vários países. Segundo Fabrício, para todos os mercados do México para baixo.
Por esse motivo, o lançamento na sexta-feira passada (01/12), contou com a presença de 60 clientes da Argentina, África do Sul, Colômbia México, Chile, Venezuela, Austrália, Suécia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Iran, Polonia, que vieram pra ver o caminhão. Do Brasil, 40 clientes participaram do evento.
Fabricio Vieira explica que a planta da Scania no Brasil é reconhecida como provedora de soluções para a mineração, porque o País é um dos poucos onde existem todos os tipos de operação off road: construção leve e pesada e quando se trata de mineração no Brasil a a atividade abrange ferro, bauxita, ouro, níquel, cromo e, carvão, além das pedreiras.
Quando começar a ser produzido na Suécia e em outros países da Europa, o XT Super será exatamente igual e atenderá parte dos países relacionados.
O segmento de caminhões pesados off road no Brasil absorve entre 1800 e 2.000 unidades/ano. De acordo com Fabricio Vieira, a Scania fechará o ano de 2023 com 35% de participação somente na mineração. “Quando falamos de outros segmentos (cana, madeira etc) a Scania tem acima de 46%”, disse.
Ainda de acordo com ele, a Scania já contabiliza 115 unidades vendidas para serem entregues no primeiro trimestre de 2024. A maior parte foi negociada durante o evento de lançamento. “Temos outros 443 programados para o segundo semestre, que se for igual ao de 2023, e forte como tem sido historicamente, será o melhor da Scania na mineração no Brasil”, concluiu.