Furgão Sprinter e drones serão unidos na entrega de cargas. Este é o objetivo recente parceria entre Mercedes-Benz Vans e a Speedbird Aero. Assim como há roubo de cargas, o maior desafio será contra o roubo de drones no Brasil. Inclusive, já há modernas tecnologias para derrubar drones. 

20210329 6c173044db524a2a88b708403c2934ef parceria mercedes benz e speedbird aero 1“A inovação é um dos valores da marca Mercedes-Benz e a parceria com a Speedbird Aero só destaca este nosso posicionamento de estar sempre à frente das futuras necessidades dos nossos clientes, proporcionando mais uma modalidade de entrega de forma totalmente tecnológica”, destaca Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

20201023 b663808491a449d3ad1535ca1582a2c3 jefferson ferrarez novo ceo da mercedes benz cars vans brasil scaled
Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans no Brasil desde 1º de novembro de 2020

A parceira de 3 anos consiste em converter os veículos Sprinter Mercedes-Benz em bases móveis denominadas “droneports” para as operações da Speedbird Aero, que permitirá uma integração completa do modal aéreo não tripulado com o terrestre.

20210329 11345ca7d0db44a3aaabd9ee94ff4267 2

Porém, o maior desafio no Brasil será a segurança contra roubo. A Leonidas é a nova arma que emite micro-ondas que derruba drones. Ela foi desenvolvida por uma startup e poderá ser também utilizada por organizações de roubo de cargas transportadas por drones. 

Translovato: 40 anos em movimento

Foto Translovato 1
Fotos: arquivo Translovato

Uma história de milhares e milhares de quilômetros percorridos e um sem fim de conexões criadas Brasil afora. Assim pode ser brevemente descrita a trajetória da Translovato, que em 2019 celebra quatro décadas de estrada e orgulha-se em ser uma das mais sólidas empresas de transporte rodoviário de cargas fracionadas do país.

Com um percurso iniciado em 17 de julho de 1979, a transportadora fez sua estreia no mercado com o nome de Lune Transportes e Representações Ltda. e o objetivo era oferecer regionalmente um serviço de transporte profissional, seguro, organizado e que proporcionasse maiores vantagens e facilidades ao cliente em comparação aos processos de transporte adotados até então. Isso só aconteceu graças ao espírito visionário do fundador Neri Carlos Lovato, que identificou a oportunidade de empreender e preencher uma lacuna em aberto no segmento de cargas fracionadas no Rio Grande do Sul.

Para Neri Lovato, a celebração de 40 anos é motivo de muito orgulhar-se. “Chegar à marca de quatro décadas transportando cargas no Brasil é algo que me dá muita satisfação e alegria. Foram períodos de superação de muitos obstáculos, enfrentamento de inúmeros desafios e, principalmente, celebração de importantes conquistas ao longo dos anos. O sentimento é de que tudo valeu a pena”, realiza-se o diretor-presidente da companhia.

Daquela época para cá, é verdade, muita coisa mudou. Hoje, os caminhões azuis da transportadora podem ser vistos noite e dia, faça chuva ou faça sol, rodando as estradas de todo o Sul e Sudeste, além de parte do Planalto Central. O número de municípios atendidos pelos serviços da Translovato impressiona e mostra a grandiosidade da empresa; são mais de 3 mil cidades e 180 unidades de atendimento espalhadas pela região de atuação, entre centralizadoras, bases operacionais e pontos de distribuição.

Sonhos em cada carga

Translovato ANTIGAS 42

Anualmente, a companhia realiza 3 milhões de despachos, transporta cerca de 400 mil toneladas e movimenta mais de 34 milhões de volumes pelo País. Pelas curvas das estradas brasileiras tem a missão de levar, de um ponto ao outro, o que há de mais importante para os clientes. Afinal, o combustível que move a Translovato é acreditar que, muito além de mercadorias, cada carga carrega junto sonhos e progresso.

Se o crescimento acelerado levou a empresa a expandir os rumos, algo permaneceu exatamente igual às aspirações que, no final da década de 1970, moveram o fundador da Translovato: a paixão e o entusiasmo em buscar as melhores soluções para encurtar distâncias e transformar histórias.

Para os anos vindouros, a Translovato pretende seguir investindo em profissionalização da gestão, qualificação do atendimento, infraestrutura, renovação e ampliação da frota, modernização do negócio e, acima de tudo, continuar percorrendo as rodovias brasileiras com a segurança que já faz parte do DNA da empresa. “É momento de tomar fôlego, rumo aos próximos 40 anos. Olhar para trás apenas para relembrar a trajetória percorrida até aqui”, diz Neri Lovato. Na linha do horizonte, logo a frente, o futuro já está na vista da Translovato.

Texto: Bruna Grillo Lovato

TRANSPORTE MUNDIAL EDIÇÃO 193 – IMPRESSA OU DIGITAL NO CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais  Revistarias e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

Transporte Mundial 193
Edição 193 pode ser encontradas nas bancas digitais ou nas bancas de jornais e revistas na versão impressa

A TRANSPORTE MUNDIAL apoia a FABET e a educação no transporte:

fabetEad03 2021

Ead Fabet2

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).