Andamos na Ford E-Transit; veja nossas impressões

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A Ford E-Transit está em testes com clientes no Brasil. Por ora, o veículo é avaliado apenas na versão de carga. Ou seja, segmento em que a Ford entendeu fazer mais sentido dar início a eletrificação de veículos comerciais no País.

Seja como for, de acordo com Daniel Santos, gerente de desenvolvimento de produto da Ford América do Sul, por meio desses clientes, a marca avalia o comportamento do veículo em diversas situações reais. E ao que tudo indica, as avaliações estão a contento. De acordo com Santos, já existe uma data para o lançamento. Porém, o executivo não revelou.

Andamos de carona na Ford E-Transit; veja nossas impressões
A Ford ainda não divulga quando a E-Transit estará no mercado

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Vale lembrar que a versão elétrica será importada da Turquia. Diferente das demais versões da Transit a combustão que são montadas pela Nordex, no Uruguai.

Seja como for, Transporte Mundial teve a oportunidade de andar, de carona, a bordo do veículo na pista de testes da Ford, em Tatuí, no interior paulista. O que chama a atenção ao entrar no modelo é o silêncio a bordo. Ou seja, mesmo com o motor ligado e ar-condicionado em pleno funcionamento, o decibelímetro acusou apenas 47 decibéis de ruído. O que torna o ambiente agradável para os tripulantes. Nesse sentido, a E-Transit leva três pessoas: motorista e mais dois ajudantes.

Por causa do silêncio do motor, até mesmo na hora de acionar a ignição, é preciso ficar de olho no painel que indica que o veículo está ligado. Aliás, a E-Transit traz um painel de instrumentos digital intuitivo. E com todas as informações de fácil acesso para o motorista. 

O torque é o maior predicado da E-Transit

Andamos no furgão elétrico com baterias de íons de lítio de 68 kWh. E com autonomia que pode chegar a 300 km, de acordo com o tipo de carga. Segundo a Ford, o modelo conta com motor elétrico com potência de 198 kW, equivalente a 269 cv, e torque de 43,8 mkgf.

Assim, chama a atenção o comportamento dinâmico da E-Transit. Com arranques suaves e silenciosos. Do mesmo modo, como ocorre em todos os veículos elétricos, a aceleração é bem vigorosa. Afinal, o torque está disponível de imediato.

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O veículo é bem acabado e conta com lista generosa de equipamentos

O veículo conta com sistema de acionamento com chave de presença. Assim como assistentes de partida em rampa. Além de alerta de risco de colisão frontal e de trânsito na traseira. Há ainda câmera 360° e central multimídia com tela de 12 polegadas.

Ademais, para garantir mais autonomia, a E-Transit traz sistema de regeneração de energia. Ele atua em desacelerações, frenagens e descidas. Ou seja, toda vez que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema regenera as baterias.

Além disso, a recarga pode ser feita em cerca de 35 minutos. Porém, em pontos de carregamento rápido, de 115 kWh. Segundo a Ford, em tomadas convencionais, de até 11 kW, leva em torno de 8 horas para repor de 20% a 80% das baterias.

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