Ver Post

Quando pensamos em um furgão para logística urbana com boa capacidade de carga de 6,1 m3 volumétrica, 1.500 kg de carga em peso líquido, agilidade de um automóvel e econômico, o Grupo Stellantis navega sozinho com suas três marcas e sem nenhum concorrente capaz de competir. O modelo mais recente lançado é o Fiat Scudo. 

Nas imagens acima, os dados apurados pelo Fundação Getúlio Vargas mostram o amplo crescimento do comércio de entregas urbanas e a Fiat apresenta três soluções para capacidades diferentes de carga.

 Antes da fusão dos grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles)  e a PSA (Peugeot e Citroën), as opções eram Peugeot Expert e Citroën Jumpy que, em pouco tempo, obrigaram a Mercedes-Benz a tirar de Vito de campo. 

A superioridade dos furgões franceses caíram na graça do transportador urbano com uma entrega maior em tecnologia por um custo menor de investimento e pós-venda menores.

Agora, a categoria ganhou nova opção, o Fiat Scudo, que já chega com opção de uma versão 100% elétrico com autonomia de 330 km em condições favoráveis. Em breve, vamos entender o que são “condições favoráveis”, mas já é possível imaginar um motorista bem treinado, topografia plana, pouco engarrafamento etc. 

Com mesmo trem de força, lista de equipamentos, preços similares e muita sinergia tanto em produção como no pós-vendas, tornam Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy imbatíveis na categoria deles. Somando as redes de concessionária das três marcas, o Grupo Stellantis conta com 901 pontos de vendas e assistência técnica para atender esses furgões. Isso é bem mais do que as 600 revendas que a Chevrolet tem e as 545 que a VW possui.

História de sucesso em comerciais leves

Historicamente, a Fiat sempre foi sucesso em veículos comerciais leves, desde o lançamento do Fiat picape e do Fiorino derivados do Fiat 147, pioneirismo com cerca de cinco décadas. 

Considerando o último ano completo de vendas, vamos pegar os números de emplacamentos de 2021, conforme dados do Denatran divulgados pela Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras): Fiat Strada (109.107 unidades), Fiat Fiorino (20.602), Fiat Toro (70.890) e Fiat Ducato (2.934). São números que colocam a Fiat com quase 50% de participação nesses segmentos.

No segmento que o Fiat Scudo entra agora, confira os números de vendas do Citroën Jumpy, 3.212, e do Peugeot Expert, 3.929, totalizando 7.134 unidades. Considerando o tamanho da rede de concessionária Fiat, quem arrisca o número de vendas que o Fiat Scudo terá? 

Tecnicamente

Em termos de trem de força e equipamentos, Scudo, Expert e Jumpy são os mesmos furgões, todos montados na fábrica da Nordex, em Montevidéu, no Uruguai. Eles são parecidos em termos de ficha técnica, mas cada um tem a sua estratégia de acertos de suspensão, configurações, preços etc. A revista TRANSPORTE MUNDIAL já teve oportunidade de avaliar o furgão Peugeot Expert e as impressões superaram as expectativas. 

Fiat Profissional

A marca Fiat Profissional já consolidada na Europa e começa a ser reforçada no Brasil. Trata-se de um programa de produtos, serviços e soluções para frotistas da marca. A previsão é de que o conceito chega em mais de 200 concessionárias em todo o País.

Diferentemente do consumidor de automóveis que, muitas vezes, pode querer experimentar veículos de outras marcas por simples desejo, o frotista compra uma ferramenta de trabalho e, se a ferramenta for eficiente, ele pode ser um cliente por longos anos, desde que não tenha problemas no pós-venda.  

A proposta da Fiat Profissional é investir na capacitação de colaboradores e oferecer serviços exclusivos, como atendimento prioritário, tanto no momento da venda e entrega como nos serviços de pós-venda.

Nos últimos dois anos, algumas concessionárias da marca foram utilizadas como piloto para testar e aprimorar o projeto. Agora, com o lançamento do Novo Fiat Scudo, a Fiat irá disponibilizar o programa a partir do dia 1º de agosto deste ano.

“A Fiat tem uma história no Brasil de cerca de 40 anos de parceria com quem usa veículos comerciais leves em seus negócios. Entendemos as necessidades desses clientes. Assim, estamos investindo em novidades para este mercado que possam trazer exatamente o que precisam. Além de novos modelos, como o Novo Fiorino e o Novo Scudo” afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Soluções

Ainda pensando no segmento de transformação de veículos para a prestação móvel de serviços e comércio, como ambulância, motorhome, unidade móvel, petshop, viaturas e outros, há também uma consultoria especializada para estes modelos e as cotações serão entregues em até 48 horas.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).