Poderíamos apenas dizer que o novo Peugeot Partner Rapid é o Fiat Fiorino com logos da marca francesa, ambas do Grupo Stellantis (fusão da FCA com a PSA). A afirmação não seria totalmente verdadeira, pois não se trata apenas de um produto e, sim, a experiência com a marca e o conceito Peugeot Total Care Pro, explica Kátia Ribeiro, diretora de veículos comerciais da marca. Por outro lado, comparando as fichas técnicas, pode se dizer que o Partner Rapid é um “irmão gêmeo” do Fiat. No entanto, o “sotaque” francês apresenta diferenciais que podem conduzir o potencial comprador a trocar o local de compra do Fiorino.

Onde o Partner Rapid é mais que Fiorino

A diferença começa pelo preço e disponibilidade de duas versões (nada que boa negociação não resolva):  Business (R$ 101.390) e Business Pack (R$ 106.090). O preço do Fiat Fiorino é R$ 109.685 e, apesar de ser oferecido em uma única versão, ele vem com os itens da versão Business Pack, como o ar-condicionado de série, por exemplo. Com relação ao valor de revenda, o histórico do italiano “made Brazil” já é bom, e o Peugeot oferece benefícios por oito anos pode favorecer o Partner neste quesito. 

Há alguns anos a Peugeot lançou o Total Care Pro para recuperar a sua imagem no pós-venda. O problema oferece benefícios concretos para os clientes por um período maior do que o da garantia.  Trata-se de 10 compromissos em contrato assumidos pela empresa. No entanto, dois reais diferenciais em relação à concorrência. O #2 diz que o cliente não paga a revisão se o veículo não for devolvido no mesmo dia (não vale para conserto, só revisão); e #9, que garante reboque gratuito 24×7 por oito anos em caso de pane ou colisão, e o veículo será rebocado para um concessionário rede autorizada.

O utilitário

Considerando puramente o veículo, ele é o Fiat Fiorino com a estética da grade frontal com logotipo do leão, presente também no volante e nas calotas das rodas de 14 polegadas (35,56 cm). A proteção lateral traz a inscrição Rapid. Os amplos retrovisores contam com luzes repetidoras da seta. A capacidade de carga é de 650 kg, e de 3,3 m³ em volume. 

Na frente do motorista, temos o painel com o básico necessário para uma operação eficiente graças ao computador de bordo digital com seis funções. Além das funções padrões, como consumo instantâneo, médio, quilometragem da viagem e autonomia, marca o tempo de funcionamento do motor, uma forma de gerenciamento do tempo de trabalho caso não tenha em uso alguma tecnologia de telemetria. Outro instrumento importante para economia de combustível é o conta-giros, desde que o motorista conheça a curva de torque do motor Fire 1.4 8V Evo Flex, principalmente, porque no mostrador não há a faixa verde de economia. Então caberá ao motorista conhecer o gráfico da curva de torque para buscar o melhor desempenho do motor, ou, ficar atento à sinalização no painel que indica o momento para fazer a mudança de marcha, seja para aumentar ou diminuir a velocidade.  

O habitáculo tem tons escurecidos e 13 porta-objetos, totalizando 18,5 litros de espaço. Entre eles, há compartimento para até duas máquinas de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas. 

Mais segurança

Como relação à segurança o novo furgão incorpora controle de tração e estabilidade, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca alerta além das luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras), Hill Assist (auxílio para saída em rampa) e faróis de neblina com DRL integrados.

O motor 1.4, já em conformidade com as novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7), gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol, combustível recomendado para as empresas com compromisso com sustentabilidade ambiental e econômica com o Brasil. O uso de gasolina aumenta a dependência do Petróleo, fonte de energia responsável por muitas guerras e conflitos mundiais. Para se ter ideia, a Nestlé ordenou que os 1.700 veículos flex da frota sejam abastecidos somente com etanol. A Bayer já avisou a todos os fornecedores de transporte que terão que ter veículos movidos a energias renováveis. 

O câmbio manual de cinco marchas teve ajustes já na linha 2022 do Fiat Fiorino, favorecendo também o Peugeot Partner Rapid. A 2.ª e a 3.ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano em simultâneo com a redução da necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5.ª marcha foi alongada em 5%, reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine.

O eixo rígido tipo ômega é um clássico de sucesso na suspensão traseira da Fiat Strada, desde sua origem. Ele também compõe a nova suspensão do Peugeot Partner Rapid com mola parabólica longitudinal e usa materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).