A Braspress é uma das transportadoras que nós, jornalistas, usamos como referência e exemplo para o setor de transporte de cargas, não só como transportadora, mas como empresa admirada pelos seus funcionários, concorrentes e clientes. Pela chegada, bastante saudável aos seus 45 anos desde a fundação em 1º de julho de 1977, publicamos um dos muitos excelentes artigos do fundador e presidente da empresa, Urubatan Helou. Este artigo é um resumo, publicamos outros sobre a Braspress.
Muito trabalho e sucesso
Por Urubatan Helou*
Acredito que a história de uma Organização não se faz somente de acontecimentos do passado: ela é construída diariamente, com iniciativas e atitudes proativas.
É aquele jeito BRASPRESS que conseguimos fazer nesses 44 anos de nossa vida empresarial, que se mistura com a nossa própria vida. Usando sempre de muita criatividade, perseverança e fé para deixar o marasmo de lado, é construir o nosso presente já pensando no futuro.
E assim indo vencendo, superando os grandes problemas, empecilhos, como os 9 planos econômicos e 3 moedas diferentes que enfrentamos em nossa caminhada, e agora mais recente a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo inteiro.
Torna-se importante contar a nossa história não somente para o público externo, mostrando como ser empreendedor numa sociedade complexa como a nossa, mas também ao nosso público interno para divulgar e disseminar a cultura organizacional, ou seja, o nosso jeito BRASPRESS de ser.
O ‘’Memorial Braspress’’ além de promover uma reflexão sobre a história da instituição, dará subsídios aos nossos gerentes para moldarem e atualizarem os componentes de nossa cultura, estimulando nossos colaboradores a se apropriarem dessas experiências.
Tenho certeza de que ao se apropriarem dessas experiências, com os elementos do cotidiano que os cercam, todos podem profundarem seu vínculo com o lugar onde trabalham e gerarem um sentimento de pertencimento e engajamento, transmitindo conhecimento às novas gerações que aqui chegam.
Pois aqui é nossa Casa e de todos que a ajudam a construir cada tijolinho dessa Organização, porque juntos construímos está história e juntos continuamos a perseguir nossos sonhos de construirmos um Brasil digno de seu povo.
Sem preconceitos buscamos sim o lucro para reinvestirmos no negócio, pois sem ele não chegaríamos aonde chegamos nem conseguiríamos enfrentar e vencer as tempestades que encontramos pelo caminho.
Ao longo de minha vida empresarial, vi e assisti muitas transportadoras sucumbirem e fecharem, por isso agradeço as mãos fortes de todos os colaboradores que me fizeram chegar até aqui, bem como de meu sócio, amigo e irmão, Milton Petri; minha esposa, Alayses; os meus companheiros, Giuseppe, Luiz Carlos e Pepe, e os jovens Tayguara, Urubatan Junior e Juliana.
*Urubatan Helou – Diretor Presidente da Braspress