As transportadoras nos Estados Unidos estão fazendo de tudo para reter os bons motoristas e atrair novos. Se salário anual de US$ 100 mil (equivalente a R$ 519 mil), benefícios, fim de semana com a família e caminhões espaçosos e luxuosos não estão sendo o suficiente, uma transportadora que recorrer aos pets. No país estadunidense não há os problemas que temos no Brasil, como os perigos nas estradas devido a assaltos e pavimento ruim, paradas perigosas e sem infraestrutura. Porém, o problema de solidão é comum para qualquer condutor que fica dias viajando. 

Assim, como ter o animal de estimação em casa é uma fonte de diversão e relaxamento que leva a uma vida mais feliz e saudável, esses mesmos benefícios podem ser desfrutados por motoristas profissionais quando saem para a estrada acompanhados de seus companheiros peludos. É o que avalia a CFI, uma transportadora de caminhões com operações em toda a América do Norte.

s“Às vezes, a vida na estrada pode ser solitária, mas ter um animal de estimação para passear oferece companheirismo e um parceiro que pode ajudar a aliviar esses sentimentos e proporcionar uma experiência de direção mais agradável”, observa Greg Orr, presidente da CFI. “É por isso que patrocinamos um programa que apoia motoristas que desejam trazer seus animais de estimação para o trabalho, incentivando-os a ter esse companheiro na estrada.”

Entrevistas com motoristas, bem como estudos, mostraram que a companhia de animais de estimação na estrada traz benefícios importantes para o bem-estar emocional e físico dos motoristas. A interação com animais de estimação pode diminuir os níveis de cortisol, ajudando a diminuir o estresse, melhorar a qualidade do sono e proporcionar uma experiência de direção mais feliz. Passear com animais de estimação durante as paradas para descanso oferece uma oportunidade de exercício físico tanto para o motorista quanto para o animal. Os animais de estimação também costumam ser um incentivo para iniciar e participar de interações e conversas sociais, enquanto a companhia fornecida por um animal de estimação durante os dias passados ​​na estrada pode ajudar a reduzir a ansiedade.

“Acreditamos que os condutores profissionais devem ter a oportunidade de conduzir com o seu cão ou gato para que todos possam desfrutar de uma experiência de condução ‘pata-positiva’,” graceja Orr.

A CFI mantém um  programa de transporte de animais de estimação  desde 1995. Orr observa que, nos últimos anos, a empresa observou um aumento no número de motoristas que trazem seus animais de estimação para passear. Este ano,  o CFI ultrapassou 350 motoristas  que levam seus animais de estimação na estrada.

A CFI emprega cerca de 2.000 motoristas profissionais operando uma frota de mais de 2.000 caminhões cavalos mecânicos e mais de 7.500 carretas de 16 metros nos Estados Unidos e Canadá, com serviço de transferência para o México. A empresa também tem contratos com aproximadamente 200 agregados

Screenshot 91
Tradução: Posso levar meu animal de estimação comigo no meu caminhão?
É claro! Adoramos conhecer novos amigos peludos. Fale com seu recrutador sobre nosso programa de animais de estimação.
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).