No Brasil, a DHL (Deutsche Post) segue os passos do país matriz, na Alemanha. Lá, o objetivo até 2023 é ter 60% dos veículos urbanos elétricos e, 30% dos demais veículos urbanos e rodoviários sejam abastecidos com combustíveis limpos, como etanol, HVO, biometano e hidrogênio verde. Em terras brasileiras, a DHL aumentará operação com veículos menos poluentes em parceria com clientes. O mais novo acordo foi com a Whirlpool (dona de marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid).

A filial brasileira da DHL já conta com 70 veículos elétricos de carga, entre furgões e caminhões leves. A frota global da DHL, em 2021, conforme o relatório de sustentabilidade, era de 112.460, sendo 83.170 furgões, 11.115 caminhões e 18.175 automóveis. Deste total, 26.094 são movidos com energias limpas, sendo 21.431 são elétricos, 3.500 híbridos, 641 a gás, 641 gás em estado gasoso e 83 gás liquefeito. 

Recentemente, a DHL assinou um termo de intenções com a Ford Pro para aquisição de 2.000 furgões e-Transit. Este modelo foi apresentado pela montadora na última Fenatran, em São Paulo, mas sem data para início da comercialização. Assim como a Ford, várias montadoras apresentaram veículos de carga elétricos, porém, o consenso de que o Brasil ainda não tem infraestrutura para abastecimento. Os frotistas precisam pagar entre o dobro ou triplo no preço do veículo elétrico, mais um valor similar pela estação de abastecimento.

Ford e-Transit  

O Deutsche Post DHL Group, empresa líder mundial em logística, está empenhado em fortalecer as operações limpas para a proteção do clima e investirá 7 bilhões de euros na atual década em seu caminho para a logística de emissões líquidas zero. O Deutsche Post DHL Group tem como meta uma participação de 60% de veículos elétricos usados ​​para coleta e entrega neutra em carbono até 2030, agora também alimentados pela linha de veículos eletrificados da Ford Pro, incluindo o novo E-Transit. 1

“Ford Pro e Deutsche Post DHL Group compartilham a visão de maior sustentabilidade e um compromisso com soluções eletrificadas, e este acordo é um passo importante para milhões de entregas serem concluídas por veículos eletrificados em todo o mundo. O E-Transit é o EV comercial mais vendido na América do Norte e desde junho também é o mais vendido em seu segmento na Europa, o que significa que a van totalmente elétrica de 2 toneladas já está dando grandes passos para apoiar essa ambição”, disse Hans Schep, gerente geral, Ford Pro, Europa.

A frota total, considerando todos modais, a DHL gerou 39,36 milhões de toneladas de CO₂, com 70% gerada pelos aviões, 7% pelos navios e 22% pelos veículos de carga. Para reduzir isso, a empresa criou o DHL Green Solutions, uma plataforma com diversas políticas, orientações, serviços, ferramentas etc. para a descarbonização da logística.

 

                                                            

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).