Com uma equipe de seis pessoas em 1971, a Transportes Diamante chega aos 50 anos com 140 funcionários e frota própria com centenas de veículos diversificados entre leves, caminhões de diferentes tamanhos e conjuntos de carretas. “Quando a empresa foi inaugurada pelos meus avós (o casal Alcides Cantú e Adelina Cantú), a equipe era muito pequena e possuímos apenas dois caminhões”, relembra Caio Cantú, hoje diretor executivo da Diamante. O início das atividades se deu no bairro Boqueirão em Curitiba, num mercado muito restrito e diferente na época. “Há 50 anos, existiam poucas estradas asfaltadas e se fabricavam poucos caminhões no Brasil, e o trabalho de transporte de carga era mais restrito”, comenta.
Hoje a Diamante possui a matriz em São José dos Pinhais (PR) e quatro filiais, sendo duas delas em São Paulo, uma em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro, atuando em todo o território nacional com foco na região Sul e Sudeste.
A Diamante tem como seu principal legado o de abrir portas e se tornar referência no mercado de transporte rodoviário e logística, que no início da década de 70, era um serviço escasso. Hoje a empresa possui uma frota própria, constantemente renovada, e com uso de tecnologias que minimizam a emissão de gases na atmosfera, consequentemente poluindo menos e cuidando do meio ambiente. A Diamante vem investindo, em todos esses 50 anos de história, cada vez mais em tecnologia aplicada a todo o processo de transporte, visando levar informação em tempo real aos clientes, facilitando assim, as tomadas de decisões. A tecnologia aliada a sua estrutura atualmente oferece aos clientes atendimento de ponta e equipamentos adequados para os diversos perfis de cargas, de 2020 para 2021 a empresa ampliou em 20% a sua quantidade de caminhões na frota, o que representou mais de R$ 7milhões de investimento nesses ativos.
“Atualmente todos os processos da Diamante são mapeados e há indicadores de performances em tempo real, sendo gerenciados pela equipe”, salienta Caio. “Apostamos numa constante renovação de frota e buscamos manter os equipamentos sempre atualizados com tecnologias de ponta, contribuindo para o uso de veículos com soluções e combustíveis que poluam menos o meio ambiente”, ressalta.
Carbono Zero
Em 2020, a Diamante lançou um projeto voltado à sustentabilidade, chamado de Carbono Zero, um marco dentro da história da empresa, e que trouxe para o pilar estratégico o cuidado e atenção aos efeitos para o meio ambiente provenientes da atividade econômica exercida pela transportadora. “Há vários anos, todo os nossos veículos passam por inspeções periódicas que atestam o cumprimento dos padrões internacionais de emissão de gases. Além disso, produzimos laudos de descarte dos pneus sucateados junto às empresas homologadas para promover sua destinação correta, medida também adotada com os lubrificantes. Mas estávamos em busca de um projeto que produzisse um impacto ainda maior em nossas iniciativas porque sempre tivemos uma preocupação em trazer para empresa soluções que minimizassem emissões de poluentes”, pontua Caio.
Com as mudanças que o transporte de cargas vem sofrendo no mundo, com a disponibilidade de tecnologias que buscam aumentar a eficiência no transporte, seja na melhoria na capacidade de carga dos caminhões, combustíveis alternativos e tecnologia menos poluentes, a Diamante busca sempre estar investir e acompanhar essas transformações. “Decidimos dar um passo significativo na nossa história, contribuindo ainda mais para um mundo mais sustentável. Com isso, colocamos em prática nosso novo projeto que foi batizado como “Carbono Zero””, explica o diretor.
O projeto da Diamante apoia uma área do bioma amazônico que possui uma grande importância na manutenção do clima do nosso planeta. “Nós entendemos que os benefícios são enormes quando as empresas investem em projetos que buscam essa preservação de qualquer floresta de qualquer região do mundo. Não basta uma ação pontual, tem que ter um comprometimento perante o tema ambiental”, reforça Caio. No ano de 2020 a empresa compensou um total de 2.645 toneladas de CO2, que corresponderam a um total de mais de 1milhão de litros de Diesel consumidos e mais de 3,3 milhões de KM percorridos pelas estradas brasileiras.
Com o olhar no presente e, especialmente no futuro, a Diamante cinquentenária mantém o propósito de uma atuação proativa e de vanguarda, aliada a uma gestão moderna, e que procura e implanta soluções completas para o atendimento das necessidades dos mais diferentes tipos de clientes.