Veja a treta entre Mercedes-Benz (leia-se Grupo Daimler Trucks & Bus) e Ministro dos Transportes na Alemanha por causa de projeto que favorece a Scania. Entenda o caso: tudo por causa do investimento altíssimo que o governo alemão fez em um pequeno trecho de estrada eletrificada. A polêmica foi publicada pelo jornal “trans aktuell” e confirmada pela Associação Federação de Transporte de Carga.
Tudo aconteceu, recentemente, durante um evento on-line que contava com 125 participantes, entre eles, muitos transportadores da Alemanha.
Primeiro, as “farpas” foram trocadas entre o membro do Conselho da Daimler Truck, Sven Ennerst, e o Ministro Federal dos Transportes, Andreas Scheuer (CSU).
“A linha aérea é um beco sem saída caro”, explicou Ennerst. O concorrente Scania está fornecendo pantógrafos para que as unidades de cavalos mecânicos da marca sueca façam os testes de campo em Schleswig-Holstein, Hesse e Baden-Württemberg. O investimento pelo Ministério dos Transportes da Alemanha foi de 50 milhões de euros, equivalente a quase R$ 300 milhões nos três trechos de 5 km cada.
Ennerst explicou que o foco Daimler é em baterias e células de combustível da seguinte forma: “Veículos com emissão zero são a única maneira de atingir as metas de CO2 e melhorar a qualidade do ar.” O executivo expressou que foi um dinheiro desperdiçado, já a tecnologia aponta para os caminhos já citados por ele.
O ministro dos Transportes, Scheuer, confirmou que está aberta à tecnologia. “Só de olhar para o caminhão elétrico seria muito curto”, disse ele – e imediatamente fez uma restrição. “Não estamos promovendo o caminhão aéreo, é mais um projeto do Ministério Federal do Meio Ambiente.” Isso não é inteiramente verdade. O BMU está financiando os testes de campo na Alemanha, mas o dinheiro do programa geral de veículos comerciais ecológicos do BMVI também é destinado ao desenvolvimento de corredores de inovação na Alemanha.
Conheça o projeto de estrada eletrificada:
Transporte mais barato e limpo que o trem