Reconhecidos por sua versatilidade e vocação off-road, os caminhões Unimog serão expostos pela Mercedes-Benz na Innotrans (feira líder internacional de transportes ferroviários) que acontecerá entre os dias 20 e 25 de setembro, em Berlim, na Alemanha. Neste ano, uma versão ‘híbrida’, que roda em rodovias ou em trilhos, é novidade.
Três versões do Unimog estarão no evento, mas o modelo rodoferroviário, que foi adaptado para ser usado como veículo de manobra e na manutenção de cabos da rede aérea, deve ganhar destaque no evento.
O Unimog U 423 (versão rodoferroviária) recebe motor de 234,2 cv de potência, é equipado com plataforma de trabalho elevatória e uma engrenagem de truque guia e pode rebocar até 1.000 kg. Outra curiosidade do Unimog, é que o modelo pode ser controlado de forma remota da plataforma elevatória de trabalho, por exemplo, quando há a necessidade de execução de serviços de manutenção de redes aéreas ou em jornadas de inspeção.
TRAÇÃO FORNECIDA PELOS PNEUS
Com aros e pneus especiais, o veículo pode ser conduzido em vias ferroviárias de bitola normal (1435 mm), como também em vias de bitola larga existentes em diversos países. Além disso, uma engrenagem hidráulica retrátil mantém o Unimog posicionado com segurança na via ferroviária.
A versão rodoferroviária do Unimog será, em breve, disponibilizada aos mercados europeu, chinês e russo e tem como foco as empresas ferroviárias e metroviárias.