Mesmo em um momento de logística internacional extremamente complexa por razões bastante conhecidas e gera falta de componentes para a fabricação de caminhões, a Scania conseguiu uma maneira de não deixar de comemorar a data dos 65 anos no Brasil. Como toda a produção de 2022 já está vendida, ela criou um ‘kit’ para que os clientes, geralmente colecionadores de caminhões, que desejarem ter uma das 265 unidades da Série Especial 65 Anos.  

Beleza é algo muito subjetivo e, a TRANSPORTE MUNDIAL, sempre foca mais nos dados técnicos do que em julgamentos estéticos. Será difícil achar alguém que não ache a Série 65 Anos muito bonita, exceto, por ter preferência por outra marca.  

“Quando a Scania prepara uma edição especial, não mede esforços para entregar um produto inesquecível. Não poderíamos deixar de marcar para sempre o aniversário de 65 anos no Brasil. Tenho certeza de que será um sucesso, mas os interessados precisam correr, afinal haverá apenas 265 unidades disponíveis. Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. O valor do pacote completo para tornar o veículo um modelo 65 anos é R$ 35 mil, tanto para produtos já encomendados quanto para novos. 

A Edição Especial está disponível para os modelos pesados R 450 4×2 e 6×2 (teto alto), e R 540 6×4 (também teto alto). “A cor exclusiva Nardo Gray segue a tendência atual da indústria automobilística, num apelo mais esportivo. Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira”, diz Munhoz.   

Além do teto alto, a série conta com defletores, saia lateral, pintura nas cores na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos para-lamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edição 65 anos com faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço preta com pneus Goodyear.  

Treze momentos especiais 

Com a Edição Comemorativa 65 anos no Brasil, a Scania atinge 13 séries ou edições especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades. Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrou os “jacarés” dos anos 1960 e 1970, e 1980 – 81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8 e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos no Brasil. 

Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a “King of the Road”. Em 2012, o R 440 festejou os “55 anos no Brasil”. No ano de 2015, chegou a Griffin Edition, nas versões R 440 e R 480, na cabine Streamline. Em 2017, a “Edição Especial 60 anos” trouxe o R 440 com a cor azul-celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. Na Fenatran de 2019, as primeiras edições especiais da Nova Geração com o “V8 — 50 anos” e o R 450 “Vintage”. O R 440, modelo mais vendido da história da marca, é o recordista com três participações.   

Em 2020, uma das homenagens mais lendárias foi a Edição Especial Heróis da Estrada, com os modelos R 450 6×2 e R 410 4×2. A Heróis da Estrada nasceu com o Dia da Paixão Scania para celebrar o aniversário da marca no Brasil. No auge do sofrimento de todos os setores por conta da pandemia da Covid-19, a Scania resolveu apoiar o negócio do cliente e render uma homenagem àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).