Em tempos de maior responsabilidade com a sociedade, pensar em criar ferramentas para os portadores de deficiência física é tão importante quando pensar na fabricação das ferramentas mais vendidas. E assim, nasce o Volare PCD baseado no Volare New Attack 8 especialmente para o treinamento da habilitação de pessoas com deficiência para processo de habilitação da CNH Categoria D. O modelo foi desenvolvido a pedido do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo. A ação faz parte do projeto CNH Social.

Segundo Irlan Teixeira, diretor da concessionária Volare Drosdsky, o novo Volare faz parte de um projeto-piloto do Detran do Espírito Santo para incentivar os Centros de Formação de Condutores do Estado a oferecerem veículos que permitam o treinamento e a habilitação de pessoas com deficiência. Com isso, permitirá a inclusão de motoristas PCDs no mercado de trabalho.

Especificações técnicas

O Volare New Attack 8 foi totalmente adaptado para realização de processos de habilitação da categoria D para pessoas com deficiência. Possui transmissão automática, poltrona do motorista estofada e revestida em tecido com amortecimento hidráulico e ajustável às necessidades do condutor com encosto de cabeça, acelerador à esquerda, manopla removível (de três hastes de empunhadura) e pomo giratório no volante de direção; acelerador e freio manual; comandos de painel ao volante; comandos de painel por controle remoto no volante (limpador, luzes e buzina); prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade; com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade.

Com comprimento de 7.385mm (distância entre-eixos de 3.750mm), larguras interna de 2.130mm e externa de 2.200mm, e altura interna 1.900mm, o modelo tem capacidade para 20 passageiros sentados em poltronas Executiva 875, mais auxiliar e motorista. É equipado com sistema de ar-condicionado Valeo 160WCT para mais conforto e comodidade, DTA (Dispositivo de Transferência Auxiliar) para total acessibilidade, itinerário eletrônico e porta-pacotes com iluminação. O Volare New Attack 8 será utilizado na capital do estado, Vitória, em unidade especializada no treinamento e formação de condutores.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).