Dentre as novidades apresentadas pela Volvo, o FH 6×4 com eixo suspensor é o que mais recebeu destaque na Fenatran. Inédita no Brasil, quiçá no mundo, a tecnologia é a resposta da Volvo para equacionar as questões relacionadas aos custos de combustível e operação.
Com a ferramenta, o segundo eixo de tração é desengatado — ou desativado — e as rodas são elevadas (tornando-o um veículo com tração 4×2); reduzindo o arrasto, e possíveis danos mecânicos, além de contribuir para a redução do consumo de diesel. Segundo a fabricante, a solução é indicada para operações de transporte que têm trajetos com pouca ou nenhuma carga.
“Este dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas do Grupo Volvo América Latina.
Na Fenatran, a Volvo também falou sobre os serviços pós-vendas, também chamado de Plano de Saúde do Caminhão. Na ocasião, a fabricante afirmou que. a cada quatro caminhões vendidos, um sai com o Plano Ouro — veja o FH que ilustra o pacote Ouro.
Por fim, o software de gerenciamento de frota da Volvo, o Dynafleet, ganhou novas funcionalidades. Veja todas as novidades apresentadas pela Volvo, e mais detalhes do FH com eixo suspensor, na edição 149 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.