VWCO: a cor do caminhão deve ser conforme a identidade da marca do cliente

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Postobón, fabricante de bebidas da Colômbia, reforça frota com 10 VW Constellation 17.190 V-Tronic pintados com a cor de um dos refrigerantes da marca. Foto: divulgação

Pelo tamanho e visibilidade, os caminhões e seus implementos podem dar vida às ruas e estradas ao terem cores que expressam algum sentimento ou campanha, em vez dos padrões branco e cinza. A Postobón, fabricante de bebidas da Colômbia, aposta nisso e adquiriu 10 VW Constellation 17.190 V-Tronic com carroceria Facchini pintados na cor-de-rosa.

Esta cor foi desenvolvida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) seguindo as especificações do cliente para remeter ao refrigerante da marca mais consumido no país, que tem sabor de maçã. Mas também serve para que a companha de concientização para o diagnóstico do câncer de mama seja lembrada o ano todo e não apenas no período Outubro Rosa.

Mais opções de cores

No Brasil, há uma ampla preferência pela cor branca, pela praticidade na manutenção, e cor preta no chassi. Para se ter uma ideia, a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz na Alemanha oferece, somente para o chassi, 275 variações de cores em vez da única cor preta oferecida no Brasil. Mas isso está mudando. Tanto que o portfólio de cores disponíveis pela Volkswagen foi ampliada e já de 75 opções. Ao contrário da cor do automóvel, que representa o gosto particular de cada consumidor, a frota de caminhões tem que agradar o cliente e estar alinhada à identidade visual de sua marca, produto ou serviço. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).