ford tt
Em 24 de abril de 1919, pouco tempo após o fim da Primeira Guerra Mundial, a direção da Ford aprovou a instalação da primeira filial brasileira, com capital de US$ 25 mil, acreditando na capacidade de desenvolvimento de um país que há pouco mais de 20 anos havia se tornado república.

Foi então que em maio, do mesmo ano, foi aberta uma pequena loja na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo. O primeiro modelo comercializado foi o Ford Model TT, um caminhão produzido pela Ford Motor Company nos EUA desde 1917. Tratava-se de um veículo com motor de 20 cv e um chassi de 25 polegadas mais longo em relação ao modelo T, seu antecessor.

Por ser mais corpulento, tinha mais robustez para suportar as vias brasileiras. O TT teve uma extremidade traseira diferente, com engrenagens helicoidais mais baixas, para permitir que o motor Ford modelo T movesse sua tonelada de capacidade de carga.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).