Actros 4160 SLT realiza primeira ação no Brasil

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Actros 4160

Actros 4160

As operações de cargas indivisíveis demandam tempo, e podem se tornar um pesadelo logístico sem o planejamento correto que a complexa operação exige.

Foi neste cenário que o caminhão extrapesado Actros 4160 SLT 8×8 da Mercedes-Benz estreou no Brasil. Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 500 toneladas, o veículo foi utilizado pela primeira vez no transporte de um motor com peso de 300 toneladas, do Porto do Pecém, na região Metropolitana de Fortaleza (CE), até uma usina termoelétrica em Maracanaú. O caminhão foi utilizado para tracionar um reboque com 24 linhas de eixo e 192 pneus, para cargas indivisíveis com peso de até 350 toneladas.

O modelo havia sido lançado na última edição da Fenatran, e agora compõe a frota da Megatranz, empresa do segmento de transporte de cargas indivisíveis com peso acima de 100 toneladas.

O novo Actros 4160, que foi produzido na Alemanha é especialmente preparado pelos engenheiros da Mercedes-Benz para atender às demandas do transporte de cargas indivisíveis superpesadas no Brasil.

 “Isso resultou num caminhão extremamente forte, robusto e resistente, com a excepcional capacidade técnica para 500 toneladas de CMT, a maior do País”, afirma Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

As grandes obras de infraestrutura que estão em curso no país como as hidrelétricas, mineração, petroquímicas, termoelétricas, rodovias, ferrovias etc. São apenas alguns dos muitos motivos para a marca ampliar seu portfólio de caminhões extrapesados no país, que já possui os modelos 2546 6×2, 2646 6×4 e 2655 6×4 e o basculante 4844 8×4 off-road, estes produzidos na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG).

O Actros SLT 8×8 é equipado com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 16 litros e potência máxima de 598 cv e torque de 285 mkgf e câmbio automatizado PowerShift G 280 de 16 marchas. Segundo a marca, o grande diferencial do produto é a turbo embreagem VIAB da Voith, que assegura alta capacidade de tração e de manobra, sem desgaste ou sobrecarga da embreagem, e o retardador que garante uma frenagem eficiente mesmo em velocidades baixas.

O VIAB possibilita o acoplamento de vários caminhões tratores com equalização do movimento de tração. Além disso, é livre de manutenção, sem desgaste dos discos da embreagem, e se caracteriza por partidas suaves, boa manobrabilidade e torque total do veículo transferido até o limite de 305 mkgf.

A configuração do Actros SLT 8×8 conta com os eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7. O seu tanque feito de alumínio possui capacidade de receber 900 litros de combustível, que conferem ao pesadão boa autonomia.