Atron 2729 K

2078

Atron 2729 K

Atron 2729 K

A Mercedes-Benz aposta em uma solução mais simples para as operações de construção civil – em abundância no país graças às obras de infraestrutura e à expansão do mercado imobiliário, mesmo que mais timidamente. Trata-se do Atron 2729 K 6×4, caminhão pesado que desde 2012 está no mercado com motor e desenho renovados.

Aproveitando a chegada da Proconve P7, norma de redução de emissão de poluentes saídos dos escapes dos caminhões, a Mercedes-Benz também aprimorou outros pontos do veículo, um deles é o design. O modelo, que pertence à família sucessora da linha tradicional, agora está mais alinhado à identidade visual de outras famílias de caminhões da marca.

A começar pela grade frontal na cor preta, de lâminas encorpadas, com a estrela da Mercedes-Benz  em destaque no centro. O para-choque e o conjunto ótico envolvente mostram a robustez que o caminhão possui. O conjunto ótico é produzido em policarbonato, material mais resistente a impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas, comuns nos canteiros das construções. 

Vale ressaltar, ainda, que apesar da denominação K que a fabricante usa para indicar seus caminhões para uso com caçamba, esse modelo está apto também para operar no setor canavieiro com báscula de até 12 m³. 

Por dentro, o veículo recebeu bancos com novos revestimentos, cujo tecido é de mais fácil limpeza, além de trazer a sensação de mais aconchego. A opção de banco duplo é um diferencial que a Mercedes-Benz dispõe para o seu modelo nessa configuração. O painel é simples, no entanto, entrega funcionalidade, pois dispõe de todos os itens comuns aoPainel perfil de operação.

Graças à entrada da P7 (equivalente à Euro 5), o computador de bordo ficou mais completo, sendo possível ver o consumo instantâneo expresso em km/l – item que auxilia o motorista a operar o veículo numa condução mais econômica. Além disso, seu desenho está mais limpo, e a visão noturna foi facilitada pelo uso da luz em tonalidade âmbar. Em conjunto está a grafia simples, que realça a leitura dos dados. 

O motor do Mercedes Atron 2729 K 6×4 é o OM-926 LA, produzido pela própria marca da estrela. Ele desenvolve potência de 286 cv a 2 200 rpm e possui torque 114 mkgf entre 1 200 e 1 600 rpm. Trata-se de um motor que ganhou 10% a mais de potência, 7% a mais de torque e 13% mais cilindrada se compará-lo ao motor de seu antecessor com tecnologia Euro 3. O freio motor Top Brake possui 80% da potência do motor. O propulsor trabalha em harmonia com a caixa, também da marca da estrela, a G-181 de 9 velocidades com  a 1ª super-reduzida 1:20, e o sistema de engate de duplo H que, segundo a fabricante, assegura melhor desempenho, além de dispor de conforto para o motorista na hora da troca.

O modelo conta, ainda, com duas opções de entre-eixos: 3 600 mm e 4 830 mm. E a tomada de força no motor ou no câmbio, sistema externo de aceleração, suspensão assimétrica são ofertados de fábrica, para que o caminhão saia apto para sua aplicação. Com isso o cliente assegura a garantia de fábrica. Por se tratar de um caminhão de acabamento bastante simples, o preço de tabela é o seu maior atrativo, R$ 246 841. O preço praticado, geralmente é menor. Não é por acaso que ele tem 9,09% de participação e no acumulado de 2014 (leia-se janeiro e fevereiro), quando foram 747 unidades emplacadas. Lembrando que na classificação da Fenabrave esses números também são referentes às vendas das versões B (basculante) e P (plataforma).