Denominado de eVito, o furgão médio da Mercedes-Benz marca a estreia da marca na comercialização dos veículos movidos a eletricidade. Até 2019, a ideia é que seja ofertado versões elétricas de outros modelos de vans e furgões da marca. Para o eVito, a empresa começou a aceitar pedidos agora para entrega a partir de meados de 2018.

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eDrive@VANs Workshop Berlin, 2017

A proposta da Mercedes-Benz é de que os veículos comerciais elétricos sejam desenvolvidos em parceria com os clientes. Assim, cada lote de produção será produzido conforme a necessidade de cada operação.

O preço do eVito começa em 39 990 euros, o equivalente a R$ 153 600 sem impostos. O eVito será seguido em 2019 pelo eSprinter e depois pelo eCitan, modelo mais compacto que o Vito.

Autonomia

A Mercedes-Benz acredita que não há futuro a longo prazo para o veículo comercial elétrico se ele for para vendas no varejo. Ela acredita que o veículo tem que ser adequado a operação do frotista, incluindo na negociação toda a infraestrutura de instalações para carregamento e gerenciamento das baterias, manutenção e gerenciamento do custo operacional para ser competitivo com um veículo convencional.

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A capacidade de carga do eVito é a mesma do Vito com motor a diesel

Por isso, as vendas dos furgões e vans elétricos da marca serão sob medida para cada cliente. O uso de conectividade específicas para veículos elétricos, bem como conceitos de financiamento, será abordado nas fases iniciais de planejamento. No pacote, a Mercedes planeja oferecer treinamento e locação de veículos extras para atender períodos de pico.

Com uma capacidade de bateria instalada de 41,4 kWh, o eVito terá autonomia de 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, como baixas temperaturas externas e com carga total, terá uma autonomia de 100 km.

Velocidade máxima

A bateria pode ser totalmente carregada em cerca de seis horas. Quando se trata de velocidade máxima, o cliente pode escolher entre duas opções. Uma velocidade máxima de 80 km/h atende todos os requisitos no trânsito urbano. Se for necessária mais velocidade, o cliente pode escolher uma velocidade máxima de até 120 km/h.

O eVito pode acomodar uma carga útil máxima de 1.073 kg e um volume máximo de carga de 6,6 m³. O peso bruto máximo do veículo é de 3200 kg.

Os veículos comerciais elétricos têm grande futuro na Europa. No Brasil, veja os desafios aqui.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).