Proconve 30 anos: uma estratégia de sucesso

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Um livro que conta história dos 30 anos do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos por Veículos Automotores) e os 25 da Umicore foi a maneira que a empresa encontrou para comemorar estas duas importantes datas e ao mesmo consolidar e disseminar conhecimento sobre a importância da redução e controle das emissões de poluentes por automóveis, motos e veículos comerciais a diesel.

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A Umicore é a principal fabricante de catalisadores para veículos leves e a diesel e a sua vinda para o Brasil foi em função da criação do Proconve.

O Proconve começou há 30 anos e obrigou que a indústria automotiva desenvolvessem muitas tecnologias para reduzir significativamente as emissões, algo acima de 95% a menos da emissão dos poluentes CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxido nitroso) em veículos leves.
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No caso dos veículos pesados, tendo a fumaça preta como maior incômodo nas cidades, teve o início do Proconve focado em resolver esse problema, principalmente da frota urbana de ônibus. A partir de 1996, limites menores de CO, HC, NOx e material particulado foram exigidos de forma gradativa. Também foi exigido que a Petrobras melhorasse a qualidade do óleo diesel, que hoje produz o S10, porém, em quantidade insuficiente para atender o país inteiro.

A última atualização do Proconve para veículos pesados foi a P7 (equivalente à Euro 5), em 2012, quando foram introduzidas as tecnologias SCR e EGR com uso de catalisadores. Essa fase representou uma redução de 80% nas emissões. A próxima fase, P8 (Euro 6) já está em discussão entre indústria e órgãos governamentais, porém, sem data certa para entrar em vigor e a tendência é que não seja antes que o setor tenha se recuperado completamente da atual crise econômica. A Umicore apresentou também as suas tecnologias para as futuras normas P8 (foto).

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O Euro 6 entrou em vigor desde janeiro deste ano na Europa e representou significativo aumento de custos para a produção dos caminhões e ônibus. Uma das ideias defendida pelo especialista e consultor na área, Gabriel Murgel Branco, para não onerar todo o setor de uma só vez, é fazer a implantação por etapas, como foi feito no início.

Os catalisadores são os principais responsáveis pela redução da poluição, algo em torno de 70% considerando a frota de 2015.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).