Superteste leva o Mercedes Atego 2430 ao limite

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O Atego 2430 6×2 nasceu um caminhão versátil e inovador, pois na época de seu lançamento estavam surgindo os primeiros caminhões semipesados com câmbio automatizado, e o modelo da Mercedes-Benz estava entre eles. Essa versatilidade está no fato de ele ser equipado com aparatos técnicos que o tornam capaz de atender amplas demandas do transporte.

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Uma das novidades do veículo é a relação de eixo traseiro (i=3,30), com a proposta de estender as possibilidades de operação para o cliente. Além dessa relação, a fabricante também oferece as versões i=3,58, de série, e i=3,90 e i=4,30 (estas duas últimas opcionais na versão com câmbio manual).
atego motor

Seu trem de força é outro importante aliado na sua versatilidade. O motor é o Mercedes-Benz 926-LA, de 6 cilindros em linha, com potência de 286 cv a 2.200 rpm e torque de 127,5 mkgf de 1.100 a 1.200 rpm. Para alcançar as normas de emissão de poluentes Proconve P-7 (Euro 5), a marca, por meio de sua tecnologia BlueTec 5, optou pelo sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) baseado no tratamento dos gases de escape e que necessita de um tanque para o aditivo Arla 32, uma bomba de sucção, uma unidade injetora e um catalisador.

atego mb
Faz parte do trem de força acertado a transmissão automatizada Powershift G-211, de 12 velocidades, que dispensa os anéis sincronizadores e o pedal de embreagem. A inteligência da caixa está nos seus modos de direção, com as funções EcoRoll, que coloca a transmissão do veículo em neutro enquanto aproveita-se a inércia do veículo, o que gera uma economia de combustível. 

A função Power, como o nome sugere, dá mais força ao caminhão, sobretudo nas ultrapassagens e em aclives, controlando a relação potência e força de modo que não exceda o consumo de diesel. Por fim, o modo de manobra evita a sobrecarga aos componentes do veículo na hora de manobrá-lo. Contudo, para os clientes mais conservadores, a fabricante oferece a caixa manual G-131 de 9 marchas, com H sopreposto para facilitar as trocas de marcha graças a maior maciez. Ambas são produzidas pela Mercedes, sendo a mais vendida a automatizada de série. “Mas os clientes, sobretudo os pequenos frotistas, donos de um ou dois caminhões, gostam dessa versão com transmissão manual. Por isso a mantemos”, explica Corrado Cipolla, engenheiro de marketing da Mercedes-Benz. O caminhão também é equipado com o freio-motor Top Brake, de série, que tem potência de frenagem de 245 cv, adequada para o perfil de atividade que o veículo realiza. 

A Mercedes não poupou nas opções de cabine, oferecendo os modelos de habitáculos curto, estendido com cama dobrável/rebatível e leito com versão teto alto ou baixo. Ainda na versão leito, a Mercedes oferece a cama king size, uma cama dupla com medidas de 1 950 mm por 1 150 mm. A versão com cama convencional mede 1 950 mm por 650 mm.

MAIS POSSIBILIDADES

Completa o atributo de um caminhão elástico as opções de entre-eixos de 3 570 mm (direcionada ao transporte de cargas concentradas), 4 770 mm (adequada na versão de cabine estendida nas operações de carga seca) e 5 370 mm (para atividades estradeiras com cabine leito).

Na estrada é que se percebe o conforto do Atego, graças ao sistema de suspensão da cabine que, mesmo sendo um sistema simples, com coxins na parte dianteira e molas helicoidais na traseira, oferece boa dirigibilidade, além de um ambiente agradável a bordo. E quando o motorista é acometido por uma sinuosidade na pista também conta com a robustez do sistema que ajuda na melhor absorção dos impactos.
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painel atego
O condutor encontra muito conforto a bordo da cabine. Pelo tato, ele identifica que os materiais e os tecidos que fazem o revestimento interno são de boa qualidade e de fácil limpeza. A densidade dos tecidos do tapete e do revestimento ajuda no maior isolamento acústico. Vale ressaltar que existe a versão de cabine revestida em vinil que atende os clientes que operam em atividades em que o caminhão fica mais exposto à poeira.

O interior ganhou nova iluminação na cor verde que pode ficar ligada a noite, por exemplo, sem atrapalhar o motorista enquanto dirige. O ambiente dispõe de diversos porta-objetos para deixar a vida a bordo mais prática, como porta-óculos, porta-toalha e cabideiro. Completa a lista de itens o quebra-sol lateral nas duas portas e o banco com suspensão pneumática e diversos níveis de regulagens de encosto e profundidade. O caminhão dispõe de vidros e travas elétricas de série.

atego frontal
OS CONCORRENTES

Como um 6×2 os principais concorrentes do Atego 2430 são o VW Constellation 24.280, o Ford Cargo 2429 e o Volvo VM 270. Sendo os representantes da Volvo e da MAN equipados com caixas automatizadas e mais bem-acabados quando o assunto é conforto a bordo da cabine, graças à suspensão pneumática e à repaginada pela qual passaram com a chegada da transmissão inteligente, uma sacada das marcas até para justificar o preço dos modelos. 

O Ford Cargo ainda não possui a transmissão automatizada, mas isso, segundo os executivos da marca, será questão de tempo. Estima-se que ainda neste ano o modelo ganhe versão com transmissão automatizada Eaton.
cargo 2429

Ford Cargo 2429 6×2
O representante da Ford de relevância entre os semipesados é o Cargo 2429 6×2. Trata-se de um caminhão que possui predicados que atendem o varejista de pequeno e médio porte, maior consumidor do veículo. Apesar de seu porte físico ser apropriado para as rodovias, graças à capacidade de carga útil de 16 t, ele é direcionado às atividades mistas, por isso 70% de suas vendas estão no varejo e o restante praticamente na operação de transporte de combustível. Também é um dos poucos espécimes utilizados em atividades urbanas quando necessário. O trem de força é um atributo que faz o modelo benquisto no mercado. Seu motor é o Cummins de 290 cv a 2 300 rpm e o torque de 96,9 mkgf a 1 500 rpm, combinado a uma transmissão Eaton de 6 ou 9 velocidades, dependendo da operação.

constellation

VW 24.280 6×2
O maior atributo do representante da MAN Latin America é a transmissão automatizada V-Tronic combinada ao exclusivo sistema de eixo traseiro automatizado, denominado Smart Ratio. Na prática o Smart Ratio entra em ação quando o veículo está em velocidade de cruzeiro e, dessa maneira, alivia o torque do motor, reduzindo o giro e, logo, o consumo. Além disso, essa tecnologia torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa produzida pela ZF. E diferentemente de seus concorrentes, incluindo o Atego 2430, esse caminhão pode ser produzido de fábrica com o 4º eixo, aumentando sua presença no mercado se contabilizar as operações feitas com veículos 8×2.
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Volvo VM 270 6×2
Na linha VM de semipesados da Volvo, a potência de 270 cv e o torque de 133 mkgf de 1 200 a 1 600 rpm é considerada a intermédiária. Chama a atenção o chassi produzido em aço LNE-60, o mais leve da categoria, possibilitando um aumento na capacidade de carga. O modelo também possui freio-motor de 235 cv de capacidade de frenagem, que oferece mais precisão. Nessa versão o representante da Volvo tem a opção da transmissão automatizada, a I-Shift de 12 velocidades, a mesma que equipa os irmãos FH estradeiros.