Um leque de novidades

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A Mercedes-Benz tradicionalmente participa das grandes feiras de veículos espalhadas mundo afora, e não seria diferente na 10ª edição da FetransRio. Com estande gigante de 1 560 m² e soluções em todos os segmentos, urbano, intermunicipal, rodoviário e fretamento, a marca demonstrou a versatilidade de seus produtos e detalhou as novidades e tecnologias que está trazendo, implantando ou renovando no mercado brasileiro.

OF 1724

Um dos destaques ficou por conta da nova versão do chassi OF 1724, que, em sintonia com o mercado mundial, adota caixa automatizada G-85 de 6 marchas. A nova caixa é uma solução desenvolvida pela marca e de uso exclusivo em ônibus. Ela é baseada em uma caixa mecânica convencional e dotada de sistema eletrônico que escolhe a melhor marcha para cada tipo de situação. Denominada como SmartShift, a caixa dispensa o uso do pedal de embreagem, gerando segurança contra eventuais erros de operação, o que se traduz em economia de combustível e de manutenção, pois evita os erros nas trocas de marchas que sempre geram desgaste prematura de embreagem e demais componentes do trem de força. Cabe ao condutor do veículo escolher entre os modos de condução: manual ou automático, sendo que, no modo manual, o sistema avisa ao condutor sobre uma eventual escolha errada de marcha. Porém, a marca segue disponibilizando a versão manual da caixa G-85. 
O propulsor que equipa o chassi é o OM 926 LA, de 7,2 litros e 6 cilindros, que gera 238 cv de potência e 86 mkgf de torque. Com 17 000 kg de PBT, o OF 1724 é preparado para receber carrocerias de até 13,2 m de comprimento. O modelo tem à sua disposição dois tipos de suspensão: metálica ou pneumática, sendo a pneumática a opção que mais oferece conforto. O OF 1724 é versátil e tem se mostrado adequado tanto para as operações de transporte urbano como de fretamento.

Motor Dual Fuel

A marca divulgou no evento o início dos testes com o motor Dual Fuel para o primeiro trimestre de 2015, que vão ocorrer no Rio de Janeiro. Desenvolvido para rodar com Diesel + GNV (Gás Natural Veícular), o motor poderá utilizar os combustíveis nas devidas proporções: 100% diesel ou 70% GNV e 30% diesel. Segunda a marca, o motor poderá funcionar 90% do tempo de operação utilizando o GNV. Ainda com testes em andamento, a novidade continua sem data para figurar em definitivo no portfólio de produtos da empresa.

LO 916
Chassi LO 916
Outro lançamento que chamou atenção foi o chassi LO 916 para micro-ônibus. Com PBT de
9 400 kg, o modelo foi concebido para operações de transporte escolar, urbano, fretamento e turismo e é disponibilizado em duas opções de entre-eixos, 4,5 m e 4,8 m, podendo receber as respectivas carrocerias de 8 m e 9,1 m, com uma ou duas portas. Nas operações de transporte urbano, a versão de uma porta pode acomodar até 31 pessoas sentadas ou 24 na versão com duas portas. Nas operações de transporte rodoviário, 31 pessoas podem ser acomodadas, e, na versão escolar, 38, mais o motorista. O chassi é equipado com o motor OM 924 LA, que gera 156 cv de potência e 59 mkgf de torque. E sua caixa é ZF de 5 marchas ou um Allison automático. O painel traz informações como o consumo imediato de combustível. Para ampliar o conforto a bordo, a suspensão é composta por molas parabólicas e amortecedores telescópicos de dupla ação, além de barras estabilizadoras tanto na dianteira quanto na traseira. Para ampliar a segurança, os veículos podem receber freio motor auxiliar, Top Brake, que, segundo a marca, oferece 30% a mais de potência na frenagem.