A nova linha de implementos rodoviários da Librelato, identificada pela empresa como Evolut 2022, em alusão à evolução dos produtos em relação à geração anterior, traz como principais destaques a estrutura em aço especial, materiais diferenciados, melhor aerodinâmica, menor peso, maior capacidade de carga e segurança entre outros atributos.

A trilha do crescimento tem levado a empresa a investir em novos processos de produção, robôs exclusivos para solda e ampliação do parque industrial. O processo leva em conta a continuidade de expansão da empresa e de seus produtos tanto no mercado interno quanto no externo. Os implementos Librelato são exportados o Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia e também Quênia, Gana e Uganda, na África.

Segundo o José Carlos Sprícigo, CEO da companhia, este ano este ano foram investidos 35 milhões de reais, dos quais maior parte direcionada a processos de digitalização e automação. Em 2022, a empresa prospecta investimento de mais 50 milhões reais para continuar sua jornada rumo à indústria 4.0 e ações visando o aumento de produção.

Os planos incluem a construção de uma nova área fabril de quatro mil metros quadrados destinada à produção de basculantes e outra de 11,3 mil metros quadrados para expedição de produtos. A previsão da Librelato é de encerrar 2021 com 13,7 mil implementos comercializados, dos quais 4.5 mil enviados ao exterior.

As vendas totais em relação a 2020 deverão representar acréscimo de 44% sobre as 9,4 unidades alcançadas no período. Já para 2022, a meta é um aumento de produção na ordem de 15%, alcançando entre 60/70 implementos/dia e, posteriormente, atingir 90 unidades/dia.

A empresa aposta nas inovações da geração Evolut e seus atributos para impulsionar seu crescimento de vendas. O semirreboque graneleiro, por exemplo, um dos produtos mais vendidos da marca está 400 quilos mais leve. A empresa destaca também suas características técnicas, especialmente o eixo do tipo bitola larga, com distância entre o apoio das molas 100mm maior em relação ao seu antecedente.

Essa solução está presente como item de série nos semirreboques tanque e basculante da nova geração e também em todos os implementos da marca que possuem chassi no conceito plataforma, incluindo os novos furgões de alumínio e lonado.

De acordo com Fábio Rossi Tronca, gerente de engenharia do produto e pós-vendas da Librelato, o eixo mais largo proporciona um ganho de 5% de estabilidade do implemento, Também é novidade no semirreboque graneleiro os módulos  parafusados, cuja vantagem é a modularização conforme a necessidade do transportador.

Entre os componentes parafusados estão o engate tipo “G” nos perfis laterais do semirreboque, porta estepe, parachoque, protetor lateral e reservatórios, entre outros itens. “Facilitamos a manutenção do implemento e ganhamos agilidade adicional na linha de produção, além de aumento de capacidade produtiva”, afirmou Tronca.

Outro diferencial destacado pela fabricante é o fato do semirreboque e ser o único graneleiro em toda a América Latina produzido em célula robotizada. Essa tecnologia possibilita a soldagem total do implemento em apenas 35 minutos, um ganho de 30% no tempo de produção, permitindo à Librelato produzir diariamente até 25 unidades do modelo.

Tanto o robô quanto a célula robotizada (exclusivamente destinada à linha graneleira) foram desenvolvidos em parceria com uma empresa especializada em automação e robótica. Antes da instalação do equipamento na fábrica, apenas parte do implemento era soldada pelo processo robotizado.

Outro novo produto que na geração Evolut perdeu 400 quilos é o basculante, sendo a maior parte da redução obtida na caixa de carga. O implemento tem o mesmo desenho do anterior, porém com variação de espessura da chapa, o que possibilitou variações conforme solicitação do cliente.

As vendas de basculantes Librelato são totalmente técnicas, conforme lembrou Tronca, por isso cada unidade negociada atende a requisitos como o tipo de carga transportada, número de basculamento diário e distância a ser percorrida, entre outros itens importantes na definição do produto mais adequado.

O basculante da geração Evolut é apresentado ao mercado como o mais leve da categoria, e também com capacidade para proporcionar redução de consumo de combustível em até 2% comparado ao modelo tradicional. De acordo com Tronca, uma das sugestões de clientes mais recorrentes para esse implemento resultou na adoção do Dolly modular rebaixado com engate esférico.

Esta solução permite a abertura completa da tampa traseira durante o basculamento, sem necessidade de desacoplar o conjunto; já o novo cambão rebaixado permite giro de 90 graus do Dolly em relação ao conjunto dianteiro. Esta solução também possibilita a descarga sem o desacoplamento. A Librelato produz quatro linhas de basculantes para todas as aplicações.

Os novos semirreboques lonados, nas versões de três eixos juntos e distanciados e bitrem de seis eixos, são 200 quilos mais leves que os antecessores. A redução se deve à remodelação do assoalho, com menor peso e mudanças no chassi e caixa de carga. O fechamento frontal em chapas de alumínio, da linha anterior, foi mantido. Sistema exclusivo de amarração, nova catraca e lonas mais resistentes, desenvolvidas dentro das normas europeias, estão entre as novidades do semirreboque Evolut 2022

A empresa destaca também a nova catraca de esticamento da lona e o exclusivo sistema de amarração de carga, com redes e cintas suspensas. Essas inovações dispensam o trabalho do motorista de arremessar as cintas, ou de subir no implemento, para fazer a amarração.

Outras novidades do novo implemento estão no padrão das lonas. Segundo a Librelato, foram desenvolvidas dentro das normas europeias, como resultado são mais resistentes e também as únicas no mercado brasileiro produzidas com materiais absorvedores de raio ultra violeta, retardante de chamas e elementos antifungo.

O semirreboque tanque Evolut, por sua vez, é 470 quilos mais leve e com capacidade para 32 mil litros, dois mil acima da geração anterior de gasolina ou etanol. Ainda de acordo com a fabricante, o novo implemento carrega até 600 litros de diesel em relação aos produtos concorrentes.

A maior capacidade para o transporte de carga líquida se deve ao formato cilíndrico, quebra-onda e o corpo do tanque. E dependendo do modelo e quantidade de compartimentos internos, o ganho proporcionado pelo implemento pode ser entre 7% e 10%.

Com chassi modular, o tanque Evolut permite aplicação de itens opcionais parafusados conforme a necessidade da operação. Fábio Tronca lembra que as principais vantagens de equipamentos com uniões parafusadas em relação às versões soldadas estão na redução de custos e de riscos durante as manutenções.

“As uniões parafusadas são tendência mundial, inclusive nos cavalos mecânicos”, acrescentou. O novo tanque sai de fábrica equipado com protetor lateral para facilitar o acesso às tubulações do implemento, assim como outros itens para agilizar a operação de carga e descarga.

 “Para ter acesso à tubulação de descarga do tanque, o protetor deve ser removível ou escamoteável. No novo modelo há uma articulação simplificada que libera amplo acesso a todas as válvulas da tubulação de descarga”, acrescentou.

A nova linha de furgões de alumínio, formada por semirreboque de três eixos e bitrem de seis, traz as mesmas soluções adotadas para os graneleiros e furgões lonados, como eixos de bitola mais larga com distância de 100mm entre o apoio das molas e suas respectivas vantagens. O assoalho tem as mesmas características adotadas para o furgão lonado, como maior resistência e menor peso. Ambas as mudanças proporcionaram redução de 200 quilos na estrutura do implemento.

O CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, destacou que o desenvolvimento da geração Evolut 2022 contou com opiniões e sugestões de clientes. De acordo com executivo, a empresa procurou ouvir os clientes para dar respostas ao mercado com a oferta de produtos mais adequados à operação que se destinam.

“A nova geração Evolut será sinônimo de eficiência nas estradas. Com ela os transportadores terão ainda mais produtividade em suas operações e garantirão mais rentabilidade ao carregar mais carga, consumir menos combustível e ter menores custos de manutenção em seus equipamentos”, finalizou Sprícigo.

VENDAS DE PEÇAS NAS RODOVIAS

Uma das novidades que será levada às rodovias em 2022 pela Librelato é o Box Libreparts, uma extensão das lojas físicas Libreparts já existentes em vários pontos do País. Trata-se de pontos de vendas no formato de pequenas lojas padronizadas em contêineres destinadas à venda de peças de implementos de maior rotatividade, de troca rápida.

Instalados em pátios de postos de combustíveis, e a cerca de 200 quilômetros de distância de cada loja Libreparts, pelos planos da empresa serão abertos 20 Boxes até o final de 2022. O projeto de vendas de peças da Librelato nas rodovias prevê ainda crescimento da rede de lojas Libreparts: 15 até o final deste ano e 30 em dezembro de 2022.