Para comprovar as qualidades e robustez de sua nova geração de caminhões, a Scania trouxe um exemplar ao Brasil para testá-lo no trajeto entre os campos de cana de açucar e as usinas de etanol — ambiente totalmente off-road –, na cidade de Araraquara, em São Paulo.
“Temos aqui as condições perfeitas para testar a durabilidade dos novos caminhões, sob condições extremamente difíceis e específicas, que não podem ser simuladas em outros lugares: muita poeira, alta umidade e altas temperaturas”, diz Carlos Fernandez, gerente de operações e testes da América Latina.
Os testes foram executados em pistas nas piores condições de trafegabilidade: poeira, buracos, clima chuvoso e muita lama, o que torna a pista um pesadelo para os motoristas de caminhão. Cada composição tem 30 m de comprimento, e transportaram até 120 t de cana nas vias.
“O objetivo desses testes de campo, é produzir o melhor caminhão do mundo. Isso significa que precisamos expor os veículos a situações extremas, para entender quais os seus limites. Muitas vezes, o estresse é tão extremo, que os conduzimos até que veículo ou algum componente se quebre. Uma vez que sabemos o limite que o componente pode tolerar, podemos ir além para aumentar sua durabilidade”, explica Fernandez.
Segundo o executivo, outro objetivo da marca, foi apresentar a nova gama de caminhõea a poucos motoristas do mercado brasileiro, que tiveram a oportunidade de rodar e conferir as caracterísitcas dos novos modelos. Um deles é o piloto de testes Roberto Pereira da Silva, que foi contratado para rodar com os caminhões durante dois anos, que afirma: “Esta nova geração de caminhões fornece um excelente experiência de condução, mesmo nestas estradas difíceis. É algo novo mesmo para nós, pilotos de testes.”