Argentina confirma acordo por blindados

49

Norinco VN-1

Norinco VN-1

Conforme antecipamos, a Argentina está adquirindo um lote de veículos blindados VN-1 da China. Esse lote pode chegar a 100 unidades

A notícia foi confirmada ontem pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Produção, do Ministério da Defesa da Argentina, que confirmou a conclusão do contrato, por meio de sua página no Twitter. Consta na publicação a montagem dos veículos em solo argentino.
Comunicado
Como informado antes, os veículos serão nacionalizados e receberão peças produzidas no país vizinho. Além disso, assim como o contrato firmado entre o Exército Brasileiro e a Iveco no programa Guarani, a indústria argentina receberá um grande pacote de transferência de tecnologia.

Embora a fabricante não forneça muitas informações técnicas do modelo, o VN-1 é fabricado pela Norinco, possui tração 8×8 e já é utilizado na região pela Infantaria Naval da Venezuela. O blindado, totalmente anfíbio, é equipado com motor alemão BF6M 101015C a diesel, que gera 440 cv de potência. Contudo, é provável que ele receba equipamentos, sistemas e modificações ocidentais para se adequar as exigências do Exército da Argentina, como, por exemplo, uma porta traseira.

Essa será a segunda compra de blindados chineses realizada pela Argentina que, no passado, adquiriu um lote de veículos 6×6 WZ-551 para uso em missões de paz. A Argentina será o terceiro país a operar o modelo. Os primeiros a possuir o veículo são as Forças Armadas chinesas e venezuelanas.