A linha Street com PBT de 3,5 t ganha motor produzido pela Mercedes-Benz, o OM-651, com potência de 129 cv e torque de 30,5 mkgf de 1 200 a 2 400 rpm – um aumento de 12% e 7% respectivamente, ante a versão antiga com motor de 114 cv de potência e 28,5 mkgf de torque. Na prática, isso significa melhores arrancadas e retomadas, com mais agilidade no trânsito e maior rapidez nas entregas.
A vantagem dessa gama é ser registrada como caminhonete, e por isso pode ser conduzida por motoristas com carteira de habilitação da categoria B. Além disso, esses veículos têm permissão para circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, além de pagar pedágio como automóvel.
“Com esse desenvolvimento, visamos aumentar ainda mais a eficiência do motor OM-651, buscando também reduzir as emissões de poluentes”, afirma Carlos Garcia, gerente sênior de vendas e marketing da Sprinter no Brasil.
Outra novidade é que o motor do Sprinter 311 CDI Street, para atender ao Proconve L6, norma que regula veículos da categoria à qual se enquadra o Sprinter Street, recebeu a combinação das tecnologias EGR (Recirculação dos Gases de Escape) com o SCR (Redução Catalítica Seletiva). O tanque de ARLA 32 do sistema SCR, incluindo a tubulação de abastecimento, está localizado no lado direito do veículo, dentro do compartimento do motor. A capacidade máxima do tanque é de 18 litros e o nível do volume pode ser visto no painel de instrumentos quando o volume atingir 25% de sua capacidade.