A Iveco divulgou a venda de 80 veículos de diferentes aplicações para as forças armadas do Líbano, entre elas, o blindado Guarani.
O contrato para o fornecimento dos veículos alcança a casa dos 30 milhões de euros. Foram adquiridos 10 blindados Iveco Guarani, 25 veículos LMV e cinco da versão MPV, além de 40 caminhões e veículos policiais.
Essa é a primeira exportação do blindado, que foi desenvolvido pela Iveco com base nos ROB (Requisitos Operacionais Básicos) do Exército Brasileiro, que é dono da propriedade intelectual do projeto. O veículo, até então, contava com cartas de intenção de aquisição de diversos países da América do Sul, entre eles, a Argentina, que decidiu mudar sua linha logística e comprar o blindado chinês Norinco VN-1, inclusive com produção local.
O Brasil vai comprar ao todo 2 044 unidades do blindado da grife italiana, que vai contar também com uma versão 8×8, essa ainda em fase de desenvolvimento.
O Guarani é equipado com o motor FPT Cursor 9 de 383 cv e transmissão ZF Ecomat 6HP602v. 128 unidades já foram recebidas pelo Brasil e a expectativa é que esse número ultrapasse 200 unidades até o fim de 2015.